O Porto Seco é uma infraestrutura para otimizar operações logísticas de importação e exportação. Geralmente, está localizado em uma zona secundária, fora do porto marítimo e aeroportos. O Porto Seco é um estabelecimento onde se realiza operações de armazenagem, movimentação e despacho aduaneiro de mercadorias.
Para que serve?
O Porto Seco serve para desafogar o fluxo nas zonas primárias de desembaraço e liberação de mercadorias. Assim, são estabelecimentos que recebem cargas para importação e exportação que são armazenadas que o desembraço aduaneiro seja feito pelos órgãos competentes.
Qual é a importância para Foz do Iguaçu?
Em 2022, o Porto Seco movimentou mais de 33 bilhões de reais produtos e mercadorias de exportação e importação. Ressaltando Foz como principal polo logístico do Mercosul.
Segundo o Prefeito Chico Brasileiro “nosso município, referência no turismo, se coloca de maneira muito forte no setor de logística dentro e fora do continente. Tudo isso contribui para melhorar a economia. É mais emprego e renda para os moradores e o crescimento social da cidade”, destaca.
Qual a importância para a Tríplice Fronteira?
Os caminhões cruzam as fronteiras do Brasil, Paraguai e Argentina, assim há a movimentação da economia de todos os lados. A região alfandegaria do Brasil, na fronteira os outros dois países, como a maior da América Latina em movimentação de cargas.
Qual a diferença de Porto Seco e Porto Molhado?
A diferença é que os Portos Molhados são terminais marítimos e os Postos Secos são retroalfandegados.
Ele vai ser expandido?
A Receita Federal lançou neste mês de março um edital para a construção de um Novo Porto Seco em Foz do Iguaçu com o espaço 60% maior que em relação a estrutura atual.