O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
O Clube Gresfi agora faz parte do city tour de Foz do Iguaçu, graças à sua recente inclusão no programa de produtos turísticos de experiência do SEBRAE. A decisão foi tomada após avaliação do resgate histórico e cultural que o Gresfi representa no Espaço de Memórias.
Um estudo de 2021 da Sebrae e FGV revelou que, após a pandemia de Covid-19, o Turismo de Experiência ganhou destaque. Raul Correa, vice-presidente do clube, detalha que o processo de validação destacou a autenticidade do clube e sua preparação para receber turistas de forma segura e engajadora.
De acordo com a Unila e o Sebrae, a equipe de validação contou com representantes de diversas entidades, incluindo o Secretário Municipal de Turismo, Andre Alliana, a Presidente da Liga dos Guias de Turismo, Virginia Hauptman, Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues e o Professor de Arquitetura da Descomplica UniAmérica Alexandre Balthazar. Todos foram acompanhados por Maria Erni Geich, Agente de Turismo do SEBRAE.
Grupo de validadores vivenciariam de forma completa a experiência. Foto: Divulgação.
Conheça o Espaço de Memória do primeiro Aeroporto de Foz do Iguaçu
O antigo Aeroporto do Parque Nacional do Iguassu, agora sede do Gresfi, tem atraído visitantes interessados em conhecer sua história e a exposição sobre Santos Dumont. O tour inclui o farol de aviação, curiosidades da época ativa do aeroporto, além de uma exposição interna sobre a aviação e Santos Dumont.
Ao longo do Circuito do Gresfi, é possível observar a velha estrada para Guaíra, uma das principais vias de transporte antigamente. O aprendizado é certeiro; você vai conhecer os primórdios da aviação em Foz e também do Brasil e, além disso, saber um pouco mais sobre a história do Clube Gresfi, que conta com mais de cinco décadas na cidade.
A experiência oferecida pelo clube histórico iguaçuense. Foto: Divulgação.
Durante uma visita recente, estudantes da Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antônio Sampaio tiveram a chance de participar de atividades lúdicas e aprender sobre a importância histórica do local. Fabiana de Alencar, professora da escola, ressalta a necessidade de preservar e contar essas histórias.
“Nós somos formados pela história, e Foz não conta sua própria história. E a história de Foz é linda”, diz.
A iniciativa tem sido bem recebida, com mais de 300 visitantes em 18 meses. Marcos Pereira, estudante de História da UNILA e guia do espaço, destaca a relevância de preservar o patrimônio histórico da cidade.
Informações para visitação O Espaço de Memória do Gresfi está aberto ao público e as visitas podem ser agendadas pelo telefone 9 9118-6715.