O Clube Gresfi agora faz parte do city tour de Foz do Iguaçu, graças à sua recente inclusão no programa de produtos turísticos de experiência do SEBRAE. A decisão foi tomada após avaliação do resgate histórico e cultural que o Gresfi representa no Espaço de Memórias.

Um estudo de 2021 da Sebrae e FGV revelou que, após a pandemia de Covid-19, o Turismo de Experiência ganhou destaque. Raul Correa, vice-presidente do clube, detalha que o processo de validação destacou a autenticidade do clube e sua preparação para receber turistas de forma segura e engajadora.

De acordo com a Unila e o Sebrae, a equipe de validação contou com representantes de diversas entidades, incluindo o Secretário Municipal de Turismo, Andre Alliana, a Presidente da Liga dos Guias de Turismo, Virginia Hauptman, Presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues e o Professor de Arquitetura da Descomplica UniAmérica Alexandre Balthazar. Todos foram acompanhados por Maria Erni Geich, Agente de Turismo do SEBRAE.

Gresfi se junta ao City Tour com apoio do Sebrae
Grupo de validadores vivenciariam de forma completa a experiência. Foto: Divulgação.

Conheça o Espaço de Memória do primeiro Aeroporto de Foz do Iguaçu

O antigo Aeroporto do Parque Nacional do Iguassu, agora sede do Gresfi, tem atraído visitantes interessados em conhecer sua história e a exposição sobre Santos Dumont. O tour inclui o farol de aviação, curiosidades da época ativa do aeroporto, além de uma exposição interna sobre a aviação e Santos Dumont.

Ao longo do Circuito do Gresfi, é possível observar a velha estrada para Guaíra, uma das principais vias de transporte antigamente. O aprendizado é certeiro; você vai conhecer os primórdios da aviação em Foz e também do Brasil e, além disso, saber um pouco mais sobre a história do Clube Gresfi, que conta com mais de cinco décadas na cidade.

Gresfi se junta ao City Tour com apoio do Sebrae
A experiência oferecida pelo clube histórico iguaçuense. Foto: Divulgação.

Durante uma visita recente, estudantes da Escola Municipal do Campo Brigadeiro Antônio Sampaio tiveram a chance de participar de atividades lúdicas e aprender sobre a importância histórica do local. Fabiana de Alencar, professora da escola, ressalta a necessidade de preservar e contar essas histórias.

“Nós somos formados pela história, e Foz não conta sua própria história. E a história de Foz é linda”, diz.

A iniciativa tem sido bem recebida, com mais de 300 visitantes em 18 meses. Marcos Pereira, estudante de História da UNILA e guia do espaço, destaca a relevância de preservar o patrimônio histórico da cidade.

Informações para visitação
O Espaço de Memória do Gresfi está aberto ao público e as visitas podem ser agendadas pelo telefone 9 9118-6715.

Localização: Avenida Juscelino Kubitschek, 1872.