“O meu pai era um aventureiro, e sempre me incentivou a descobrir novas coisas com ele. Ele dizia que eu iria continuar o trabalho dele, não substituir, continuar, pois ninguém substitui ninguém, ele dizia.”

francisco amarilla.

E foi assim que Francisco Amarilla se apaixonou por aventuras e se tornou um explorador e contador de histórias. Francisco morava com sua família no Paraguai e veio para Foz do Iguaçu ainda muito pequeno.

Usando o pai como exemplo, ele se dedicou em se aventurar e contar as suas histórias para o mundo, todas as suas experiências resultam em livros, já são mais de 29 livros escritos por Amarilla.

“Assim eu deixo meu legado para os meus filhos, assim eles não precisam ficar procurando as histórias, está tudo ali, no livro. A ideia é deixar o legado arquivado em algum lugar para que as gerações futuras possam consultar.”

Francisco Amarilla.
Francisco Amarilla
Francisco Amarilla.

Dentre as aventuras de Francisco, está as viagens de bicicleta. Ele explica que a bike é o melhor transporte para fotografia, por ser pequena, e exemplifica “se tiver um riozinho você põe a bicicleta nas costas, passa e depois sobe na bike de novo, além disso para onde quiser; a bicicleta te aproxima mais das pessoas.”

Uma vez ele viajou 150 km de bicicleta para tirar uma foto em cima de uma ponte que delimitava dois estados. “É uma loucura sadia, uma loucura boa.”

“A bicicleta te ensina a ser humilde.”

Poderia ficar escrevendo por horas todas as aventuras do sr. Amarilla, mas assim o texto ficaria muito extenso, então focaremos nas novidades. Neste ano, ele lançou o livro “Curiosidades”, na qual mostra por meio de fotografias, que ele mesmo tira dos bichos que encontra nas trilhas. Amarilla, além de grande escritor, também é ambientalista e guia de turismo.

Curiosidades, livro de Francisco lançado este ano

Livro curiosidades por Francisco Amarilla
Livro Curiosidades, por Francisco Amarilla.

A rã que está na capa foi quem inspirou na criação do livro.

“Quando ela pulou de um galho para o outro eu avistei ela, até o momento ela não foi identificada, e caso isso não aconteça, eu tenho o direito de colocar o meu nome como nome científico, e seria ‘Raros Amarillius’. É importante frisar que todos os animais que estão no livro foram fotografados ao ar livre, nenhum em cativeiro”.

O livro tem uma linguagem simples, justamente para que todos possam ler, até mesmo uma criança. Spoiler: no livro, Francisco fala sobre lendas, tem a lenda do suposto pássaro que põe ovos de ouro e a lenda do maracujá.

Além deste, sr. Amarilla tem vários outros livros, como Princesa Luana viaja pro futuro; Gente Linda; três edições de Crônicas e um livro sobre as cachoeiras de Foz do Iguaçu, que se chama As Belezas Escondidas de Foz vol. I e II.

Livros de Francisco Amarilla
Livros de Francisco Amarilla.

Caso você tenha interesse em algum livro do sr. Amarilla, você pode entrar em contato com ele pelo WhatsApp:

Sempre ativo na fronteira, Francisco está com um novo projeto que chama-se “Gente Interessante”, o objetivo é mostrar para a comunidade os personagens da fronteira. Ele publica originalmente o texto e fotos das personalidades em seu Facebook. A 100fronteiras está apoiando Amarilla neste projeto e iremos veicular as histórias de Amarilla em nosso portal todas as segundas-feiras.

Comentários

Deixe a sua opinião