O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Inicia-se uma nova era para os estudantes de Foz do Iguaçu, Paraná. A partir desta quarta-feira (5), todos os estudantes terão direito ao passe livre para o transporte coletivo, uma iniciativa sancionada pelo prefeito Chico Brasileiro. Este benefício resulta da segunda votação de um projeto de lei, de autoria do próprio executivo.
Este movimento representa um avanço significativo para a mobilidade urbana. Antes do passe livre, os estudantes eram beneficiados apenas pela opção do “meio passe”, o que permitia o uso de duas passagens por dia, durante a semana. Agora, todos os estudantes, inclusive os de graduação, pós-graduação, ensino fundamental e médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e de contraturno, poderão aproveitar esse benefício.
O passe livre beneficiará cerca de 38 mil alunos das redes pública e privada, sendo financiado por meio dos recursos arrecadados do Estacionamento Regulamentado de Foz do Iguaçu (Estarfi). A medida representa não apenas uma economia para os estudantes, mas também um passo rumo à acessibilidade e inclusão social.
Para usufruir do passe livre, os estudantes deverão realizar um recadastramento na Central do Sistema de Bilhetagem Eletrônica. Para isso, é necessário levar os documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de matrícula. A central está localizada na Rua Mem de Sá, 449 – Jardim Renato Festugato, ao lado do Terminal de Transporte Urbano (TTU).
Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados através do WhatsApp (45) 2105-9874. Importante frisar que o cartão deverá ser renovado anualmente ou semestralmente, de acordo com o período letivo de cada instituição de ensino.
O secretário extraordinário de transporte coletivo urbano, Fernando Maraninchi, já sinaliza futuras melhorias, indicando que o próximo passo do executivo será garantir a gratuidade para a população que possui consultas médicas marcadas pelo SUS e para moradores que têm entrevistas de emprego agendadas via Agência do Trabalhador.