O inverno começou preocupante para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com as temperaturas variando entre frio e calor, o clima trouxe um alerta para a possibilidade de temporais devido a baixa pressão atmosférica. Na semana passada, os estragos foram intensos em todo o sul do Brasil. Em Santa Catarina foram registradas 12 mortes por conta do ciclone bomba que atingiu o estado com ventos acima de 130km/h. Em Foz do Iguaçu, várias árvores caíram em cima de automóveis e obstruíram vias em diversos bairros e centro da cidade. Casas também ficaram destelhadas e muitas regiões da cidade tiveram queda de energia.

Na semana passada, Foz do Iguaçu registrou várias quedas de árvore devido a força dos ventos. (Foto: Lilian Grellmann/100fronteiras)

Novo risco de ciclone no sul do país

E para essa semana o perigo de novos temporais, incluindo ciclone, voltou com tudo. De acordo com informações repassadas pelo Clima Tempo, uma nova formação de ciclone e outra formação de frente fria vão ocorrer sobre o Sul do Brasil entre os dias 6 e 8 de julho colocando novamente os três estados em alerta para temporais. 

A possibilidade de ciclone surgiu de projeções feitas pelos modelos de previsão numérica europeu (ECMWF) e pelo modelo norte americano (GFS) que apontam para um novo ciclone, só que dessa vez menos intenso do que o que se formou no litoral do Rio Grande do Sul na semana passada. No entanto, é preciso ficar em alerta.

O Clima Tempo ressalta que essa nova onda de temporais nesta semana pode causar enchentes, alagamentos, queda de árvores e destelhamentos, agravando a situação das áreas que já foram atingidas na semana passada.  

Ainda de acordo com os meteorologistas os ventos podem chegar até 90 km/h em Santa Catarina e Rio Grande, além de parte do sudoeste, leste e sul do Paraná.

Chuva em Foz do Iguaçu

De acordo com o Clima Tempo, Foz registrará chuvas de hoje (06) à quarta, sendo que amanhã (07) a probabilidade é maior, com 25mm de chuva na cidade, no entanto, sem risco de temporal.

Mas, mesmo assim, é preciso ficar em alerta e atento às mudanças repentinas do clima. A Defesa Civil do Paraná, por meio de mensagens de texto, alerta para a incidência de temporais com ventos e raios nas localidades onde as pessoas moram. Para saber se na sua região haverá risco temporal envie um SMS com o CEP da sua localidade para o número 40199 e proteja-se.

Mensagens de texto com alerta de temporais recebida na semana passada em Foz do Iguaçu.

Chegada do frio intenso

Após passar o temporal, a previsão é de que uma forte massa de ar frio de origem polar avance sobre o sul do Brasil a partir da quarta-feira, 8 de julho, causando muito frio no fim desta semana.

Leia Também

O frio vem aí: saiba como aumentar a sua imunidade

Inscreva-se em nossa newsletter Inscreva-se Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo sobre Foz do Iguaçu. Ao clicar em enviar, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Sucesso! Você está na lista do 100fronteiras.com. Ops! Houve um erro e não foi possível processar sua assinatura. Recarregue a página e tente novamente. Processando… Neste […]

Deixe um comentário

Deixe a sua opinião