Nesta sexta-feira (18), os moradores de Foz do Iguaçu e de outras localidades no Sul do país devem se preparar para a chegada de um ciclone extratropical. Segundo institutos de meteorologia, o ciclone surgirá na região costeira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

O Uruguai receberá uma quantidade de chuva não registrada há meses. Porém, os alertas também se estendem ao Paraná. O Inmet emitiu um alerta laranja, particularmente para a área entre Foz do Iguaçu e Cascavel, prevendo ventos fortes de até 60 km/h na sexta-feira.

O Simepar alerta para mudanças no clima em todo o estado, com pancadas de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento. Mas, o frio não deve ser tão rigoroso, com exceção de Curitiba no domingo, que terá temperaturas entre 11°C e 15°C.

A maior preocupação está no Sul do Brasil. Devido a uma frente fria oceânica, o ciclone pode ganhar força, provocando novas instabilidades. Os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul estarão no raio de ação do ciclone. Efeitos incluem ventos de 60 km/h a 100 km/h, chuvas intensas e até mesmo queda de granizo.

Em relação à segurança, o Inmet aconselha que as pessoas evitem ficar sob árvores, não estacionem veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda e desconectem os eletrodomésticos da tomada.

Para completar, trouxemos algumas dicas básicas para você se proteger em um ciclone:

  • Fique longe de janelas e portas de vidro;
  • Em caso de destelhamento durante o vendaval, abrigue-se debaixo de mesas, móveis de madeira maciça ou colchões;
  • Se estiver na rua, não se abrigue embaixo de árvores, os galhos podem cair e te machucar, procure com rapidez um abrigo;
  • Na rua, afaste-se de muros, postes, placas e proteja a cabeça;
  • Mantenha as portas e janelas fechadas para evitar corrente de ar forte;
  • Mantenha as cortinas fechadas para evitar estilhaços, caso as janelas quebrem;
  • Feche a válvula de gás;
  • Não saia de casa mesmo que o ciclone se acalme por alguns instantes, nesse momento você pode estar sob o “olho” do ciclone. Espere até as autoridades anunciarem que é seguro sair;
  • Quando for sair de casa, fique atento aos fios de energia que podem estar caídos no chão;
  • Fique em segurança na sua casa ou no abrigo mais próximo até que seja seguro sair.

Leia mais

Mas afinal, como surge um ciclone?

É uma área de baixa pressão atmosférica com ventos girando no sentido horário no Hemisfério Sul, formando nuvens carregadas. Os ciclones atuam como reguladores das temperaturas entre os polos e a Linha do Equador.

Os ciclones extratropicais, como o que está se aproximando, são mais comuns no Brasil e ocorrem especialmente no inverno.

Em caso de emergência ou necessidade de mais informações, a população pode contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.