Após as recentes chuvas intensas no Paraná, as Cataratas do Iguaçu surpreenderam com um espetáculo de força da natureza, registrando uma vazão de 24,2 milhões de litros d’água por segundo no nesta segunda-feira (30). O volume é 16 vezes maior que a média, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Por medida de segurança, apenas a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo permanece interditada. Veja o vídeo enviado pela Urbia Cataratas no domingo:

Cataratas do Iguaçu no domingo, 29 de outubro. Vídeo: Urbia Cataratas.

A vazão só fica atrás do registrado em julho de 2014, quando as Cataratas atingiram a marca de 46.300m³/s, superando em 31 vezes a vazão padrão. Embora a série histórica oficial tenha se iniciado em 1997, registros de 1983 apontam uma cheia de 35.000m³/s. Por outro lado, a menor vazão foi registrada em abril de 1979, com um fluxo de apenas 100m³/s.

As Cataratas do Iguaçu está aberta para visitação?

Quanto à visitação, o Parque Nacional do Iguaçu continua aberto ao público. Entretanto, por questões de segurança, o acesso à passarela da Garganta do Diabo está restrito. Mesmo com essa limitação, a visão e sensação de estar diante de tal força da natureza é inesquecível.

Banner Duty Free
Espaço Publicitário.