“Na Boutique de Café nós oferecemos cafés especiais, incríveis, direto do produtor rural e cheios de histórias. Nossos cafés respeitam todos os processos tradicionais unidos à mais alta tecnologia de produção. Buscamos a excelência no paladar, desde o plantio até a sua xícara.” Comenta Luiz Antônio Rodrigues Junior, Barrista e Engenheiro Agrônomo.

Na fermentação do café a proposta é servir e tomar um café com sabor de café, transferindo algumas propriedades que os grãos não possuem, acentuando assim o sabor dessa bebida.

Os cafés fermentados são produzidos a partir de micro lotes de grãos especiais 100% arábicos, que são colhidos quando atingem sua maturidade plena e possuem até 25% de açúcar, através da frutose e sacarose.

Boutique do Café
Café fermentado na cachaça.

No processo do café fermentado as leveduras e as bactérias, através de uma reação térmica sem oxigênio, transferem as suas qualidades análogas ao grão, ou seja, sabores que não fazem parte do grão original. Temos, por exemplo, o café fermentado na cachaça, onde os grãos especiais ficam imersos durante alguns dias na bebida alcoólica e, através da reação anaeróbica, as leveduras da cana de açúcar presentes na cachaça transferem características adversas naturalmente para o grão do café, produzindo uma bebida com gosto de café mais adocicado e licoroso. O café fermentado no capim limão, outro exemplo, produz uma bebida com notas cítricas.

“Já na produção do café aromatizado o sabor da bebida é alterado. O cafezinho que você toma tem gosto de café com mais alguma coisa. No caso do cardamomo, você sente o gosto do café mais o gosto do cardamomo.”

“Nossos cafés fermentados são bem pontuados, o que isto significa? Que nossos cafés passaram pela avaliação sensorial da Metodologia SCA. A classificação do “Speciality coffee” é feita através de um degustador certificado de café, o “Q-Grader”, finaliza Junior, orgulhoso de poder produzir essa bebida tão especial.

Quer conhecer e provar os vários tipos de bebida de que falamos aqui? Visite a Boutique de Café! Lá você encontra todos esses cafés e muito mais.

Boutique do Café
Café fermentado no capim limão.

Vanessa Ramunno Medalha, pedagoga e designer, amante das artes e das palavras desde a adolescência. Atualmente se dedica a escrita de textos, poemas e romances. Colunista da revista vem dar informações e dicas sobre terapias e comportamento, estudiosa que é na busca da sua evolução pessoal através da vivência como paciente de diversas terapias e estudante de Coaching infantil.

Comentários

Deixe a sua opinião