Um assunto pouco comentado em Foz do Iguaçu: como estão as obras da Duplicação da Avenida das Cataratas (BR- 469) e a Perimetral Leste?

Quem costuma passar pela Avenida das Cataratas, próximo a aduana da Argentina, é possível ver que as obras já iniciaram, mas você sabe de qual projeto é? O que vai ser? Aquela obra é referente ao projeto da Perimetral Leste, e será feito um viaduto naquele local.

Em outubro, a obra chegou a 4,33%, a Perimetral conectará a Ponte da Integração à BR-277. A expectativa é que a Perimetral seja concluída em meados de 2023, com custo total de R$ 336 milhões, recursos também da margem brasileira de Itaipu.

A 100fronteiras entrou em contato com a imprensa do DER-PR (Departamento de estradas e rodagem) para saber as atualizações das obras e dúvidas referente a Duplicação da BR 469 e Perimetral Leste. Confira!

Obras Perimetral Leste
Obras na Av. das Cataratas, referente ao projeto da Perimetral Leste. Foto: Ana Paula Valenzuela.

As obras da duplicação da Av. das Cataratas já começaram?

O DER/PR publicará em breve o edital da licitação da obra de duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas (BR-469), na ligação entre o Parque Nacional do Iguaçu e o entroncamento com a Avenida Mercosul (acesso à Ponte Tancredo Neves).

Quando é a previsão de conclusão da obra? 3. Terá viaduto? Quantos? 4. Com a duplicação, como será feita a entrada nos bairros nas margens da BR? 6. Tem fotos do projeto?

Os detalhes da obra de duplicação da BR-469 serão divulgados juntamente com a publicação do edital.

Como funcionará o trânsito quando as obras começarem?

Todo o trecho em obras será devidamente sinalizado, de acordo com a legislação e normativas vigentes, orientando os condutores quanto a qualquer modificação no trânsito.

Qual o valor do investimento? A obra será financiada por quem?

A obra é objeto de convênio entre Governo do Paraná, Itaipu Binacional e Governo Federal, cabendo ao DER/PR a execução da obra, com recursos da Itaipu. O valor deve ser divulgado juntamente com a publicação do edital.

O DER/PR também fará a manutenção da pista existente com recursos próprios, durante a execução da obra de duplicação.

Sobre a Perimetral, em que local já começou a obra?

Os trabalhos estão concentrados na execução dos viadutos da Avenida General Meira, da Rodovia das Cataratas e na Avenida Mercosul (acesso para a Ponte Tancredo Neves). Recentemente teve início a supressão vegetal nos locais onde serão construídas as novas aduanas.

  • Obras Perimetral Leste
  • Obras Perimetral Leste
  • Obras Perimetral Leste
  • Obras Perimetral Leste

Quando ficará pronta?

A obra deve prosseguir até 2023.

Tem fotos do projeto?

Segue em anexo um mapa do traçado da obra.

Obras Perimetral Leste
Traçado da Perimetral Leste em Foz.

Como irá funcionar, após a conclusão da Perimetral começará a Duplicação? Ou as duas obras em certo momento estarão em andamento juntas?

O único ponto em comum de ambas obras é o viaduto no entroncamento com a BR-469, não havendo qualquer outra ligação ou interferência. Ambas devem estar em execução simultaneamente em 2022, possivelmente em 2023.

Terá ciclovias na Av. das Cataratas e na Perimetral? E calçadas? Árvores?

Não estão previstas no escopo da implantação da perimetral.

Os detalhes da obra de duplicação da BR-469 serão divulgados juntamente com a publicação do edital.

Terá radares para controlar a velocidade do tráfego de veículos?

Não compete à execução da obra instalar esse tipo de equipamento.

Nós atualizaremos a matéria assim que tivermos mais detalhes sobre as obras.

Comentários

Deixe a sua opinião