No ano de 1982, um dos principais cartões-postais do Brasil e do mundo teve fim, quando, em nome do progresso econômico, surgiu a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, que deu fim às Sete Quedas de Guaíra (PR).

Adeus a sete quedas from João Paulo on Vimeo.

As famosas Sete Quedas eram constituídas por 19 cachoeiras principais divididas em sete grupos de quedas. Estavam localizadas na cidade de Guaíra – que foi construída em 1940 para aproveitar a potência turística da região. Foi nessa época que o Brasil e o mundo começaram a conhecer o Salto Guaíra.

Nos anos 60, as quedas já dividiam a atenção dos turistas com as Cataratas do Iguaçu, tornando-se um grande ponto turístico. A cidade crescia rapidamente e recebia visitantes de todos os lugares, fazendo do local um sucesso. Mas em 1979, o governo decretou o fim do Salto das Sete Quedas e a construção da Usina de Itaipu, que iria inundar a área onde elas estavam. Após o anúncio, milhares de turistas foram às Sete Quedas para vê-las e se despedirem. A cidade, que chegou a ter 60 mil pessoas, hoje conta com 30 mil.


Por isso, o escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade, na época, escreveu uma poesia sobre a morte das Sete Quedas. Um dos trechos do poema inspirou os alunos do curso de Cinema da Unila a produzirem um curta sobre o adeus ao atrativo. Confira a matéria no link. 

Por: Patrícia Buche

Imagens: Acervo pessoal de Carlos Grellmann

Banner Duty Free
Espaço Publicitário.