A Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, por meio do projeto “Foz Fazendo Arte”, ganha destaque em festivais por todo o Paraná, mostrando os talentos da cidade. Na quarta-feira, 25, às 19h, o grupo de dança Gresfi, sob a orientação da arte-educadora Joselaine Andrade da Silva, levará ao palco do auditório do Sesc uma linda coreografia de tango. A entrada é gratuita.

O grupo se apresentará como parte do Festival Cultural de Etnias, promovido pelo Serviço Social do Comércio, ocorrendo de 24 a 28 de outubro. O festival apresenta uma rica programação que inclui danças folclóricas, exposições de vestuário étnico, apresentações ao ar livre e discussões sobre cultura popular.

Joselaine, juntamente com seu co-dançarino, Júlio Cesar da Luz, introduzirá dois casais de alunos em sua estreia no festival. Esta estreia está carregada de expectativa e entusiasmo. “Eles jamais imaginaram dançar tango, e menos ainda se apresentar em público. Essa é a sensação compartilhada durante os ensaios”, diz Joselaine.

Iniciada em março, a oficina no Gresfi já atende 45 alunos. Joselaine acredita que o projeto “Foz Fazendo Arte” abre portas e expande o acesso à cultura. Ela destaca: “Ele nos permite compartilhar a arte da dança com muitos que, por diversas razões, não teriam essa chance em escolas tradicionais de dança.”

Apresentação de tango em Foz do Iguaçu: veja data e horário

Foz Fazendo Arte em destaque

Em pouco mais de um ano, o projeto já acumula impressionantes seis mil atendimentos mensais em mais de 80 locais, graças a parcerias com Secretarias Municipais, Clubes de Mães e Organizações da Sociedade Civil. O projeto oferece mais de 15 modalidades artísticas, beneficiando pessoas de todas as idades e gêneros. As atividades são conduzidas por 68 arte-educadores contratados.

Fabiana Zelinski, coordenadora do programa, enfatiza: “Nosso objetivo é democratizar o acesso à cultura, levando-a aos bairros e engajando a comunidade. A arte tem o poder de unir e educar de maneiras inigualáveis”.

Banner Duty Free
Espaço Publicitário.