Totalmente gratuito para download no Android e IOS, o aplicativo 156 Foz têm o objetivo de facilitar o acesso da população à prestação de serviços do Foztrans, CCZ, saúde, fazenda, meio ambiente, obras, educação e segurança pública. O app visa facilitar a comunicação entre a prefeitura e a comunidade, mais rápida, permitindo ao cidadão fazer reclamações, sugestões e elogios, tendo uma resposta mais eficiente. E a partir das sugestões que podem ser deixadas no app, o município poderá mensurar suas atividades com a opinião dos moradores. Portanto a participação da população é de extrema importância, mantendo a funcionalidade do aplicativo.

Funções do aplicativo

É dividido em algumas categorias nas quais são registradas as solicitações. Caso prefira telefonar, é só discar o DDD+156, todas as demandas são recebidas pela Central 156 que, em até 24h, direciona o pedido para a secretaria responsável seguir com as providências necessárias. No app, o solicitante pode acompanhar em tempo real o andamento do processo.

Aplicativo 156 Foz no Play Store.

Ouvidoria

Outra função do 156 Foz é “hierarquizar as solicitações do serviço público”, segundo Marcelo Penayo, coordenador do serviço. O app não recebe diretamente os pedidos da ouvidoria, mas pode dar o passo final em caso de não resolução das solicitações. “O aplicativo ajuda a reordenar o fluxo de serviços. A Ouvidoria é acionada quando os casos não são resolvidos dentro das secretarias e divisões”, afirma o coordenador.

Melhorias

O app aumentou ainda mais suas demandas com a pandemia, quando os serviços da prefeitura foram reduzidos. “O 156 pôde suprir essa demanda e acelerar processos durante esse período. Estamos também alinhando o contato entre a central e as secretarias para que seja estipulado um prazo para a resolução de cada tipo de serviço, é nosso dever fornecer aos cidadãos as respostas para seus pedidos”, diz Penayo.

A central do app era no Complexo Bordin, mas em fevereiro mudou-se para o prédio da Diretoria de Comunicação, na praça Getúlio Vargas, visando melhorias no atendimento.

Comentários

Deixe a sua opinião