Campanha Segurança- gov do estado forca maxima parana - anuncio
Espaço Publicitário

Nesta terça-feira (22), aconteceu a cerimônia de posse do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Almirante Anatalicio Risden Junior. A solenidade foi no Palácio Itamaraty em Brasília.

O ato contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, os ministros de Relações Exteriores, Carlos França; de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque; o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; e o vice-governador do Paraná, Darci Piana, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Também estiveram presentes o diretor-geral paraguaio de Itaipu, Manuel Maria Caceres Cardozo, além de conselheiros da binacional.

O Almirante foi nomeado em decreto publicado no Diário Oficial da União, no dia 27 de janeiro. Risden Junior é o 14º diretor-geral brasileiro em 15 diretorias, já que Euclides Scalco assumiu o posto por duas vezes, entre 1995 e 2002.

O mandato dos diretores é sempre de quatro anos, independentemente de mudanças, e vence em maio de 2022. Logo depois, a diretoria é reconduzida.

O presidente da República Jair Bolsonoro destacou a competência do Almirante Risden frente ao cargo como Diretor Financeiro Executivo da Itaipu.

“Isso acontece graças à maneira séria de se escolher pessoas para estar à frente das estatais. O almirante Risden, que era diretor [financeiro executivo] da Itaipu e fez um bom trabalho, agora foi reconhecido para dar prosseguimento às boas administrações que o antecederam. Nós temos certeza de que o trabalho dele será especial para todos nós. Sabemos de seu potencial para levar adiante essa missão de administrar, em parceria com o Paraguai, a nossa Itaipu Binacional”.

Concluiu o presidente.
Fala do Presidente Jair Bolsonaro. Vídeo: Lilian Grellmann.

Convidados de Foz do Iguaçu que estavam presentes na cerimônia de posse:

  • Lilian Grellmann – CEO do Grupo 100fronteiras e presidente da AMUTUR
  • Chico Brasileiro – Prefeito de Foz do Iguaçu
  • Nanci Rafain – Hoteleira
  • Armando Nasser – Empresário
  • Marcos Andrade – Promotor de Justiça
  • Veraldo Barbiero – Presidente da Soamar
  • Paulo Roberto da Silva Xavier – Diretor Administrativo da Itaipu
  • Celso Torino – Diretor Técnico da Itaipu
  • Andre Pepitone – Diretor Financeiro da Itaipu
  • General Luiz Felipe Kraemer Carbonell – Diretor de Coordenação da Itaipu
  • Mariana Favoreto Thiele – Diretora Juridica
  • General Garrido – Diretor Superintendente do PTI
  • Fernando Cossa – Diretor Superintendente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti

Veja algumas fotos da cerimônia.

ANATALICIO RISDEN JUNIOR

O novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Vice-Almirante da Marinha Anatalicio Risden Junior, tem 65 anos. Nasceu em Curitiba, Paraná. É militar da reserva, com mais de 40 anos na ativa de serviços prestados à Marinha do Brasil.

Fala do DGB da Itaipu, Almirante Risden. Vídeo: Lilian Grellmann.

“O diálogo e a boa convivência, que nortearam a construção dessa grandiosa usina e a tornaram exemplo para o mundo em diversos setores, vão continuar sendo os princípios basilares da minha gestão”. Também lembrou sua trajetória antes de chegar à empresa. Nascido em Curitiba, ele é de uma família pioneira em Foz do Iguaçu, que chegou à região no final do Século 19, quando a cidade ainda era uma pequena vila. “Tenho lembranças preciosas dos momentos em que ia visitar a cidade e segui observando o seu desenvolvimento. Vi a fundação da Itaipu Binacional e pude acompanhar o sonho tornar-se realidade”.

Conta Almirante Risden.

É bacharel em Ciências Navais, com especialização em Intendência para Oficiais e pós-graduação em Administração Financeira pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É Mestre em Ciências Navais e Doutor em Altos Estudos de Política e Estratégia Marítimas. Foi consultor da FGV de 2015 a 2019.

Tem ampla experiência em administração e economia do setor público, finanças governamentais, orçamento público, operações de crédito internacionais e estruturação de projetos complexos de Defesa, em relação à vertente orçamentária e financeira.

No período de março de 2008 a agosto de 2015 foi diretor de Coordenação do Orçamento da Marinha (COrM), constituindo o elo entre a Força Naval e os demais entes do orçamento federal, entre eles, os ministérios da Defesa, da Fazenda e do Planejamento.

Almirante Risden assumiu o cargo de diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional em 26 de fevereiro de 2019, posto que deixa para ocupar a Diretoria Geral Brasileira.

Além de inúmeras condecorações e prêmios nacionais recebidos – entre eles os de Emérito Cidadão de Curitiba e de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu –, desempenhou ainda importantes trabalhos em Comissões Especiais, como:

  • Recebimento do Navio-Escola “Brasil” no Estaleiro Construtor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ);
  • Assessor Parlamentar do Comando da Marinha;
  • Subchefe da Estação Brasileira “Comandante Ferraz”, na Antártica;
  • Ajudante de Ordem do Presidente da República;
  • Presidente do Conselho Fiscal da AMAZUL;
  • Diretor do Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha;
  • Diretor do Depósito de Material Comum da Marinha.

Colaboração: Assessoria Itaipu Binacional.

Espaço Publicitário