Almirante Anatalicio Risden Junior, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional recebeu nesta segunda-feira (18) o título de cidadão benemérito do Paraná.

O projeto de lei foi proposto pela deputada Maria Victória (PP) e pelo deputado Elio Rusch (União Brasil). A ex-governadora e conselheira da binacional, Cida Borghetti, e o vice-governador, Darci Piana (PSD) acompanharam a cerimônia de entrega na Assembléia Legislativa do Paraná – ALEP.

Os títulos já recebidos por Risden incluem a Ordem do Rio Branco, a Ordem do Mérito da Defesa e a Ordem do Mérito Naval, além dos títulos de Cidadão Honorário de Curitiba e Foz do Iguaçu.

A cidadania benemérita do Paraná, conferida pela lei 20.981/2022, foi entregue em sessão solene da Assembleia Legislativa.

O que é um Cidadão Benemérito?

O Título de Cidadão Benemérito ou de Cidadão Honorário é concedido às pessoas em razão da prestação de serviços relevantes ao Município. A homenagem é entregue ao final do ano legislativo.

Em janeiro, o Almirante Risden foi nomeado diretor-geral brasileiro de Itaipu pelo presidente Jair Bolsonaro, ele substituiu o general João Francisco Ferreira, que pediu exoneração do cargo.

cerimônia de posse do diretor-geral da Itaipu Binacional aconteceu em fevereiro no Itamaraty em Brasília. A solenidade contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro, os ministros de Relações Exteriores, Carlos França; de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque; o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; e o vice-governador do Paraná, Darci Piana, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Também estiveram presentes o diretor-geral paraguaio de Itaipu, Manuel Maria Caceres Cardozo, além de conselheiros da binacional.

Desde então o sobrenome Risden tem ganhado destaque nacional, após a anunciação do novo DGB da Itaipu Binacional. Mas você sabia que a família é pioneira em Foz?

Almirante Risden é descendente de uma família pioneira em Foz do Iguaçu, que nos primórdios contribuiu para o desenvolvimento da região. Nascido em Curitiba, construiu toda a sua carreira na Marinha do Brasil e em Foz, desde 2019, estava como diretor financeiro executivo de Itaipu.

Comentários

Deixe a sua opinião