Quando as academias foram fechadas muitas pessoas ficaram prejudicadas em seus estilos de vida saudáveis, exceto as que já costumavam frequentar lugares ao ar livre para a prática de atividades físicas.

Foi notável o grande número de pessoas que começaram a frequentar ciclovias e lugares frescos para a prática de exercícios, como não era de costume antes.

Mas a pergunta que fica é: a prática de exercícios ao ar livre será uma nova tendência?

De acordo com a pesquisa feita pelo ACSM (The American College of Sports Medicine), elaborada anualmente, a prática de atividades físicas ao ar livre é uma das tendências para o mundo fitness em 2021.

As atividades geralmente são feitas em pequenos grupos, liderados por um líder apto. São realizadas caminhadas, corridas, passeio de bike, de curta duração, ou até um evento do dia todo.

Exercícios como yoga também são bastantes praticados ao ar livre, geralmente em algum gramado com sombra, onde haja conexão com a natureza, espaço e sossego para as aulas.

Lugares para a prática de atividade física em Foz do Iguaçu

Seria nossa cidade apta para atender a nova tendência? Foz do Iguaçu é uma cidade com bastante área verde e árvores. A ciclovia da Avenida Paraná é um exemplo disso. Lá o caminho todo é encoberto por árvores.

Av. Paraná em Foz
Avenida Paraná.

Também, há um local para estacionamento, quiosque, academia pública, campo sintético, quadra emborrachada para a prática de basquete, além de um playground para as crianças. Um lugar completo para uma boa caminhada.

Outro lugar lindo na cidade para a prática de exercícios é na ciclovia da Avenida das Cataratas, o corredor turístico da cidade. É um ótimo lugar para uma caminhada no fim da tarde ou pelo inicio da manhã. Lá o caminho também é equipado com academia pública.

Av. das Cataratas
Avenida das Cataratas.

Para os amantes de Yoga, o Gramadão da Vila A é um excelente espaço para a prática, é também um dos locais mais conhecidos pelas famílias de Foz.

Atualmente está passando por reformas, não sendo possível aproveitar o espaço. A data prevista para o fim da reforma é agosto deste ano. A expectativa é transformar o lugar em um parque de lazer.

As ruas da Vila A são uma ótima opção para quem não gosta de muito movimento e pretende perder peso. Lá as ruas são mais tranquilas e arborizadas, também tem algumas subidas que exigirão um pouquinho mais de esforço.

Gramadão da Vila A
Gramadão da Vila A.

Avenida General Meira localizada na região sul da cidade, tem uma ciclovia que termina próximo ao Marco das Três Fronteiras.

Independente do lugar de escolha para as atividades, o importante é sair do sedentarismo e colocar o corpo para se movimentar.

Busque fazer uma caminhada, corrida, experimente o ciclismo, ou acalme o corpo e a mente com um pouco de yoga. Você sentirá um bem-estar e seu corpo agradecerá. Aproveite os espaços de Foz do Iguaçu.

Nossa leitora Lygia Furtado Martins nos enviou uma sugestão de outro espaço ao ar livre em Foz do Iguaçu. É uma praça que fica localizada no Conjunto Residencial Aporã. Um bom espaço para ir passar um tempo com a família e também praticar exercícios físicos.

Praça no Aporã. Viídeo enviado por leitora.

Diálogos 100fronteiras

Deixe a sua opinião