O Aeroporto de Foz do Iguaçu, que chegou a passar por uma grande reforma e ampliação da pista nos últimos anos, tem se destacado com a maior taxa de embarques e desembarques dos municípios interioranos da região Sul, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Com exceção das capitais e regiões metropolitanas, o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu acumulou a maior taxa de embarques e desembarques da região Sul desde 2017. A medição é realizada pela ANAC desde 2000 e registrou cerca de dez milhões de passageiros durante esse período.
Os dados apontam a importância do Destino Iguaçu como uma referência entre outros destinos nacionais tanto em voos domésticos como internacionais. Comparando, no mesmo período, Foz do Iguaçu contou com o terceiro melhor resultado de passageiros estrangeiros do Sul do Brasil.
Em 2021, foi inaugurada a nova pista de pousos e decolagens, tornando-se a maior de todo o Sul do Brasil. As obras contaram com investimentos da Itaipu Binacional e Governo do Estado do Paraná.
O prefeito Chico Brasileiro relembra que os números passaram a aumentar anualmente a partir do surgimento da Gestão Integrada de Turismo, com o apoio da Prefeitura, que organizou o setor e permitiu investimentos na área para a rede hoteleira e novos atrativos.
Números históricos
Fazendo um panorama ainda mais amplo, a cidade possui o segundo maior registro de embarques e desembarques em municípios do interior do Brasil, ficando atrás apenas de Campinas (SP).
No Paraná, apenas o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ultrapassa Foz do Iguaçu. Para o secretário interino de Turismo e Projetos Estratégicos, Lourenço Kuerten, a promoção de Foz do Iguaçu em eventos nacionais e a divulgação maciça do Destino possibilitaram um salto do número de visitantes.
“Conseguimos mostrar a cidade como um local com amplas opções de atrativos, com uma infraestrutura completa para receber eventos de todos os tipos, desde congressos empresariais aos esportivos. Temos o mérito de trabalhar em conjunto por um bem que interessa aos iguaçuenses”, frisou Kuerten.
Novas rotas para Foz
Apesar da pandemia da Covid-19 ter interrompido o crescimento exponencial de voos em Foz do Iguaçu, que de 2017 a 2019 registraram números de embarques e desembarques superiores a dois milhões de passageiros, a cidade tem se recuperado.
Após uma queda de 64% em 2020, em 2022 foi constatado um aumento de quase 60% na movimentação do aeroporto – com cerca de 1,5 milhões de passageiros.
Com a recuperação, novas empresas já iniciaram a oferta de voos diretos com capitais da América do Sul. Foz do Iguaçu já conta com uma linha direta para Santiago (Chile), pela JetSmart; Montevidéu, pela Azul Linhas Áereas, e Assunção, operada pela Aerosul Linhas Aéreas.
Fonte: PMFI