A terceira e última “superlua”de 2022 acontece entre as noites de 11 e 12 de agosto – dependendo do local. No Brasil, o melhor horário para verificar o céu é logo após o pôr do sol da quinta-feira (11). A brilhante lua cheia poderá ser vista 11,3% mais brilhante e 5,5% maior do que o usual.

O fenômeno é popularmente conhecido como “Lua de Esturjão” e ganha esse nome por acontecer na época de maior frequência dos peixes de mesmo nome nas águas norte-americanas. Entretanto, o nome não é regra para todos os cantos do mundo. Na China, por exemplo, é chamada de “Lua dos Fantasmas”.

Outras superluas são nomeadas de forma semelhante. A primeira desse ano, que aconteceu em junho, é conhecida com Superlua de Morango. E a segunda, de julho, fica marcada como a Superlua dos Cervos.

Para curtir a Superlua de agosto, não será necessário o uso de nenhum equipamento. É possível observar o evento a olho nu.

Crédito: Getty Images/iStockphoto

As Superluas

Uma superlua acontece quando a lua cheia ocorre perto do perigeu da Lua – ponto em que o satélite natural se encontra mais próximo da Terra em sua órbita. O fenômeno causa a impressão de que a Lua está maior do que o normal. Além disso, é na noite de lua cheia que é possível ver o astro em um contexto mais similar ao seu ambiente. Ou seja, longe de outros objetos.

Previsão do Tempo para Foz

Em Foz do Iguaçu, o tempo estará favorável para a observação da Superlua de agosto. Não há previsão de chuva, apesar da possível baixa temperatura – com máxima de 20° C e mínima de 8°C. Segue, abaixo, informações mais detalhadas.

Créditos: SIMEPAR (http://simepar.br/prognozweb/simepar/forecast_by_counties/4108304)
Créditos: CLIMATEMPO (https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/272/foz)
Créditos: CLIMATEMPO (https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/272/foz)

Comentários

Deixe a sua opinião