Na data de hoje, 26 de fevereiro, o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34°BIMec) chega a marca histórica de 90 anos. A comemoração oficial foi realizada na quinta-feira, 24, na sede do Batalhão, e contou com a presença de militares, autoridades locais e convidados especiais. Além da comemoração em alusão a data, também foi feita a entrega do Diploma de Amigo do Batalhão, uma homenagem a pessoas, personalidades e instituições que apoiam o Batalhão em diversas atividades. 

História do 34º BIMec

Antes mesmo da formação do município de Foz do Iguaçu os militares já estavam na região da fronteira. Segundo um livro de memórias da fundação da Colônia Militar de Foz do Iguaçu, publicado em 1938, um trecho destaca que “atingimos a foz do Iguassú a 22 de novembro de 1889”.

A colônia militar permaceu na região até janeiro de 1913, quando foi emancipada. E em março de 1914 foi criado o município de Foz do Iguaçu. 

Após a Colônia Militar, o Exército voltou a Foz do Iguaçu no ano de 1932, com a 1ª Companhia Independente de Fronteira, criada em 26 de fevereiro de 1932, cujo primeiro destacamento desembarcou no antigo porto da cidade, no dia 07 de julho de 1932. A Companhia de Fronteira deu lugar ao 1º Batalhão de Fronteira em 1943, e este, por sua vez, ao 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, no ano de 1980, vindo a se tornar o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado no ano de 2013. O 34º BIMec é administrado pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel. 

“Participar da comemoração de 90 anos do 34º BIMec é muito gratificante, pois esta é uma marca histórica, onde a história do Batalhão está totalmente interligada com a história da cidade”, destaca o comandante Haullinson. 

Tenente-coronel Georgingtown Haullinson Farias
Foto: Assessoria Batalhão

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião