O Dia do Exército Brasileiro será comemorado em Foz do Iguaçu com uma solenidade, que será realizada nas dependências do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec). A cerimônia terá início no final da tarde e contará com a presença de autoridades militares da região e civis locais. 

Dia do Exército

As homenagens terão início com a revista às tropas, execução do Hino Nacional, desfile, leitura da carta oficial do comandante do Exército e leitura da Ordem do Dia, que será explanada pelo comandante do batalhão na fronteira, coronel Georgingtown Haullinson Farias, de acordo com o Gdia.

Também irá acontecer a entrega de medalhas aos militares que se destacaram no exercício de suas funções no último ano, além de homenagens aos civis que contribuíram com o trabalho do 34° BIMec. Estes receberão Diplomas de Amigos do Batalhão. 

Além de Foz, haverá celebração na sede da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em Cascavel, que é responsável por grande parte das operações no Oeste. Outras solenidades acontecem simultaneamente nos quartéis de todo o país. 

Recordando a história, a data de 19 de abril foi escolhida como Dia do Exército porque marca a primeira luta dos povos do Brasil contra dominação holandesa, em 1648. No período de 1808 até 1967 o responsável pelas ações do Exército era o Ministério da Guerra.

Entre 1967 e 1999, o controle passou a ser feito pelo Ministério do Exército. 
A partir de 1999, criou-se o Ministério da Defesa responsável pela defesa nacional, unindo o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Hoje as forças armadas são responsáveis pela segurança da pátria junto às fronteiras, compartilhando tal responsabilidade com os serviços da aeronáutica.

Além disso, o Exército participa também de campanhas sociais, leva alimentos e faz serviços de atendimento médico às localidades do país que são muito isoladas, onde a população não tem acesso aos mesmos.

Com informações do Gdia.

Comentários

Deixe a sua opinião