Comemorando 30 anos de história, o Centro de Nutrição Infantil (CENNI) de Foz do Iguaçu reflete sobre três décadas de atendimento multidisciplinar, tendo impactado a vida de mais de 40 mil crianças.

Desde 1993 o CENNI tem sido um porto seguro para crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos, vindos de famílias em vulnerabilidade social, que buscam cuidados especializados. Atualmente, mais de 30 profissionais trabalham no CENNI, oferecendo atendimento e acompanhamento multidisciplinar, incluindo atenção de médicos especialistas, assistente social, fisioterapia, dentista, nutrição, psicologia, enfermeiros, psicopedagogo e voluntários da entidade.

Dra. Marli Wojciechowski, que esteve entre as primeiras profissionais a integrar o CENNI, relembra o início da instituição, que tinha uma estrutura mais simples.

“Neste local, inicialmente, os consultórios ficavam à frente, e a parte traseira abrigava o internamento. As crianças eram atendidas 24 horas por dia e muitas vezes eram acolhidas por famílias voluntárias durante os fins de semana”, recorda.

Em alinhamento com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), o CENNI sempre teve como missão combater a mortalidade infantil, aprimorar os índices de vacinação, estimular o aleitamento materno e promover a saúde infantil em geral. Dra. Marli, destacando sua trajetória no CENNI e o crescimento da instituição, diz “Ao retornar depois de alguns anos, encontrei uma estrutura renovada e uma equipe ainda mais comprometida.”

Fachada do CENNI
Foto: Assessoria

Uma das milhares de vidas impactadas pelo CENNI foi a de Franciele do Nascimento Rodrigues. Atendida pela instituição quando era bebê, sua mãe, Maria Ieda da Silva, expressa profunda gratidão.

“Ela foi internada no CENNI durante dois anos, voltando para casa apenas nos finais de semana. Durante a semana, eu ajudava como voluntária. A equipe do CENNI, ao lado da graça de Deus, salvou a vida da minha filha. Somos eternamente gratas.”

O CENNI

Hoje, o CENNI oferece uma variedade de serviços que podem ser acessados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais, encaminhamentos profissionais ou até mesmo procura direta.

A equipe está capacitada para lidar com diversas condições de saúde, desde desnutrição até anorexia e obesidade. Além do atendimento ambulatorial, o centro oferece internação temporária quando necessário, garantindo que cada criança receba o cuidado adequado.

(Com informações do 3FRONT Studio.)