Laboratório do Google

O Grupo 100fronteiras foi uma das mídias nacionais selecionadas para participar de um laboratório do Google. Focado em produtos, a mentoria faz parte do Programa de Crescimento Digital da Google News Initiative (GNI).

Lançado em 2020, o Programa de Crescimento Digital GNI foi desenvolvido para ajudar organizações jornalísticas de pequeno e médio porte a alcançar o sucesso digital por meio de manuais gratuitos, exercícios interativos, workshops e laboratórios digitais.

O Laboratório de Produto GNI Brasil tem o objetivo de ajudar profissionais de redações a colocarem a disciplina de “Produto” no centro de suas organizações jornalísticas. “Desenvolver produtos que atendem as necessidades reais da audiência é fundamental para a sustentabilidade digital e um dos principais objetivos da Google News Initiative (GNI)”, destaca Marco Túlio Pires, coordenador do Google News Lab no Brasil.

Fazem parte deste programa 12 redações selecionadas: Agência Lupa, Alma Preta Jornalismo, Aos Fatos, CartaCapital, EPTV, Fala Roça, Grupo 100fronteiras, Imediato, Jornal Cdd Acontece, Matinal Jornalismo, Notícias da TV e Tribuna do Paraná.

Participação do 100fronteiras

Iniciado em 11 de fevereiro de 2022, o laboratório está sendo ministrado pelos profissionais da Echos, um laboratório de inovações que desenvolve experiências de aprendizagem e projetos de consultoria para pessoas e organizações, acelerando a construção do que é tecnicamente desafiador, financeiramente escalável e, sobretudo, desejável pelas pessoas.

As mentorias acontecem de forma online, em datas pré-definidas com os seguintes objetivos:

● Entender profundamente seu público e suas necessidades;

● Criar uma estratégia de produto que atenda a essas necessidades;

● Adotar uma abordagem iterativa e orientada por dados para gerenciar e evoluir seu produto;

● Definir metas rigorosamente e acompanhar o progresso para entender se seu produto é bem-sucedido;

● Colaborar e comunicar-se claramente entre equipes e funções para focar toda a organização na criação de produtos de sucesso.

As 12 organizações jornalísticas selecionadas para participar do programa, recebem a consultoria personalizada e prática, e uma programação intensiva enquanto trabalham para dar vida às suas visões de produto. Uma oportunidade de aprender com especialistas da indústria, bem como uns com os outros.

Laboratório do Google
Participação da 100fronteiras

“É uma honra para nós do Grupo 100fronteiras estarmos entre as organizações selecionadas para esse programa do Google. A cultura de produto foi introduzida na 100fronteiras no ano passado e desde então, tudo o que fazemos é focado em estratégias de produtos. Ter se inscrito e ser uma das organizações selecionadas para participar desse programa é algo que nos orgulha e contribui para o nosso processo de aprendizagem, ampliando as nossas possibilidades com o trabalho de jornalismo local”.

lilian grellmann, ceo da 100fronteiras

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião