O Parque Iguazú, na Argentina e no Brasil, será palco do Festival Yaguareté, evento voltado para a conservação da onça-pintada, que ocorrerá de 27 a 29 de novembro. O festival é uma iniciativa do Projeto Yaguareté e contará com a participação de oradores de diversos países, segundo comunicado divulgado pela organização.
Além das palestras, o Festival Yaguareté terá uma exposição de projetos de conservação da onça-pintada e visitas guiadas aos parques nacionais, bem como à Parada da Onça-pintada, local que oferece um ponto de vista privilegiado para a observação desses felinos.
Os organizadores prometem encerrar o festival em grande estilo na noite do dia 29, com uma celebração dedicada ao Dia Internacional da Onça. “Marca na agenda e se prepare, vai ser imperdível”, alertaram os organizadores em nota.
O Festival Yaguareté conta com o apoio de várias entidades dedicadas à conservação da vida selvagem. Entre elas, estão o Parque Nacional do Iguaçu, Projeto Onças do Iguaçu, Instituto Pró-Carnívoros, CENAP/ICMBio e WWF Brasil. O Projeto Yaguareté, Ceiba-Conicet, Parques Nacionais e a Província de Misiones, por meio do Ministério da Ecologia, também apoiam o evento.
Segundo a organização, a participação no festival é totalmente gratuita. Mais informações sobre como se inscrever e detalhes do programa serão divulgadas em breve. Portanto, todos aqueles interessados em conhecer mais sobre a onça-pintada e os esforços para sua conservação devem ficar atentos às próximas atualizações.