O evento que foi esperado por toda a região Oeste do Paraná, a Fespop Festival 2022 inicia nesta quinta-feira (05). Já no primeiro dia de festival, são esperados mais de 50 mil pessoas.

A prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Karla Galende visitou a redação da 100fronteiras e contou como estão os preparativos para um dos maiores festivais do Paraná.

O planejamento, organização e logística do festival é feito durante todo o ano, então em 2021, a Fespop era um item que já estava nas reuniões dos gestores de STI.

“A maioria dos shows que estão na grade eram os que já tínhamos divulgado em 2020, mas foram suspensos devido a pandemia.”

Comenta Karla.
Prefeita de Santa Terezinha de Itaipu Karla Galende
Karla Galende. Foto: Thaynara Pagno/100fronteiras.

A prefeita contou que, de acordo com o planejamento e contratos, era para a Fespop ter sido divulgada em novembro de 2021, pois a prefeitura tinha fechado contrato com a Marília Mendonça.

Quando é fechado um contrato, é preciso dar publicidade ao acordo. Então de acordo com o cronograma do planejamento, o show com a Rainha da Sofrência era para ser divulgado na primeira quinzena de novembro. Mas com a tragédia que aconteceu com a Marília Mendonça, a organização resolveu “tirar o pé do acelerador”.

Depois do acontecimento, uma nova data para a divulgação foi definida, dia 4 de janeiro. Mas outro imprevisto aconteceu, devido a variante ômicron todos estavam aflitos com a saúde. Então foi mais um momento para repensar na divulgação.

Durante esses períodos de imprevistos a gestão foi organizando e grade de shows e logística do festival, para que quando o momento chegasse, tudo já estar encaminhado.

“Até que no dia 17 de março aconteceu. Divulgamos em um momento que estávamos com o cenário de saúde tranquilo, no qual nos permitia fazer o lançamento da Fespop Festival 2022”.

Comenta a prefeita karla.

Na mesma semana em que foi divulgado, o Paraná liberou o uso de máscara, dando ainda mais segurança para a realização da Fespop 2022.

“A Fespop é pensada, esperada, organizada e sonhada todos os dias porque a cada Fespop, cada edição que se encerra ficamos com o desafio de fazê-la maior e melhor no próximo ano”. 

Novidades da Fespop 2022

A Fespop 2022 é a maior de todas as edições, tanto como quantidade, nome e valor. São 13 grandes artistas confirmados e várias novidades.

O festival foi reorganizado em questão de espaço. São 122 mil m2 de terreno para a feira, além de algumas mudanças logísticas do palco. 

O palco foi “virado” para ter uma extensão maior na área de show, o espaço foi aumentado em 40%, alguns lugares nas áreas de exposições que antes não eram asfaltadas foi feito asfalto e ampliado o espaco de descanso com bancos e espaços instagramáveis para fotos.

Além disso, terá uma descentralização do no Parque de Diversões, pois a roda-gigante não ficará no parque, mas sim no fundo do palco, para dar todo um cenário nas imagens. 

“Por mais que a Fespop tenha a característica de ser gratuíta, nos preocupamos com a qualidade, queremos vender um espaço bonito para que as pessoas possam ter um ambiente para tirar fotos e realmente ter uma boa lembrança durante o ano todo e ficarem com um gostinho de ‘quero mais’.

Outra novidade nesta edição é a área open bar nos shows. O espaço fica em frente ao palco com open de cerveja, vodka, suco e água – servidos por uma máquina, ao invés de colaboradores.

Além disso, outra opção para os shows é a hot área, também em frente ao palco e ao lado da passarela. As pessoas que adquirirem essa área poderão acessar o camarote.

No camarote, quando terminar os shows terá uma balada, que segue até às 5h da manhã.

Essa é a primeira vez que a dupla Henrique e Juliano participa da Fespop, já a Maiara e Maraisa vão para o festival pela segunda vez. 

“A escolha da Maiara e Maraisa é por conta do projeto Patroas junto com a Marília Mendonça, como não conseguimos nossa grande rainha que estava confirmada para a fespop 2020, e que sempre foi um grande clamor de todo público, nós fizemos questão de trazer elas.”

Abertura dos portões

Na quinta e sexta-feira os portões abrem às 18h e fecham 00h, no sábado e domingo a abertura será às 14h, e fecham 00h. Lembrando que, os portões podem ser fechados antes da meia noite se o festival atingir a capacidade máxima de pessoas, que será dado com o álvara do Corpo de Bombeiros.

Se a pessoa que comprou o vip ou camarote chegar e os portões estiverem fechados ela poderá entrar, pois ela já tem garantido os espaços premium.

Todos os dias de Fespop vão contar com serviço de segurança, com equipe especializada garantindo que tudo saia como o previsto. 

Na programação de shows, estão grandes nomes do sertanejo, DJ, pagode, e mpb. Na quinta-feira vão se apresentar o DJ Malifoo, Maiara e Maraisa e Henrique e Juliano.

Na sexta-feira quem assume o palco é Redukt, Wesley Safadão e Alok. No sábado são quatro artistas, Frejat, Pedro Sampaio, Raça Negra e Clayton Romário. Quem finaliza a feira no domingo é Larissa Lawh, Gusttavo Lima, Dennis.

O que vai ter na Fespop além dos shows? 

Além dos shows, terá exposição de agronegócio, pavilhão de indústria, comércio, serviço e turismo, terá um grande espaço com os stands dos expositores.

Também terá exposições externas, com empresas de piscina, concessionárias, faculdades, praças de gastronomia com área exclusiva.

A Fespop é um dos maiores festivais da América Latina pela característica da entrada gratuíta além da qualidade dos shows. 

Parceria Fespop e Provopar 

A Fespop tem uma função social muito importante, desde a primeira edição existe uma parceria entre Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu e Provopar.

O Provopar fica responsável pelo gerenciamento da feira, pela captação o de patrocínios e venda de espaços, toda a receita é revertida ao Provopar. 

Por meio desta receita, o Provopar mantém o atendimento às famílias em vulnerabilidade social. 

Durante os dois anos de pandemia, o Provopar conseguiu se manter e auxiliar todas as familias que necessitavam, desde entrega de cesta básica, doação de móveis, e várias outras ações sociais.

Sobre Karla Galende, prefeita de Santa Terezinha de Itaipu

Assim como Santa Terezinha de Itaipu que completou 40 anos nesta terça-feira (03), Karla Galende também tem 40 anos de idade.

Ela nasceu e cresceu em Santa Terezinha, já estava no município até mesmo antes de ter sido emancipada. Metade de sua vida foi na carreira pública, ela iniciou na prefeitura como estagiária em 2002, e mais tarde teve a oportunidade de crescer profissionalmente, Karla prestou concurso em 2008.

Dedicou toda sua energia na carreira política, em 2012 se licenciou e foi trabalhar na linha de frente na campanha política do ex-prefeito de STI. Nos últimos oito anos, Karla foi chefe de gabinete do ex-prefeito da cidade. Até que em 2020, foi apresentada como candidatada a sucessão. 

“Foi um grande desafio, sempre fui a técnica, uma das minhas grandes missões era o planejamento estratégico articulacao com as secretarias. Então este conhecimento eu domino, e isso é muito importante para o meu cargo como prefeita. Então foi um grande desafio porque eu sempre atuei nos bastidores”.

Karla participa do planejamento da FESPOP desde a primeira edição, feita em 2003, participou de várias etapas e acompanhou o crescimento do festival.

Prefeita de Santa Terezinha de Itaipu Karla Galende
Karla Galende. Foto: Thaynara Pagno/100fronteiras.

Comentários

Deixe a sua opinião