O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Quem não ama queijo, não é mesmo? Nesse aspecto, a região oeste está em destaque! No Dia Mundial do Leite, o Paraná elegeu o parmesão da Frimesa de Marechal Cândido Rondon como o melhor queijo do Estado!
A primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e contou com 323 inscritos. Desse número, 10 ganharam a medalha super ouro, 30 conquistaram ouro, outros 3o prata e 28 de bronze.
O objetivo do Prêmio é tornar a qualidade dos queijos mais conhecida e valorizada não só pelo mercado, mas também para os consumidores. Dando muito orgulho para a região oeste do Paraná, o queijo parmesão Frimesa de Marechal Cândido Rondon ficou em primeiríssimo lugar!
Em primeiro lugar queijo Parmesão, da Frimesa, de Marechal Cândido Rondon, Edson Merege. Foto-Gilson Abreu
Outros queijos que também tiveram destaque foram o de Santana do Itararé com três variedades de Leomar Melo Martins e um do Queijo da Célia; dois para Cantagalo, da Tia Nena Produtos Coloniais; Palmeira com Cooperativa Agroindustrial Witmarsum; Nova Laranjeiras com Queijos Serra Dos Macacos. Por fim, a cidade de Diamante do Oeste com os Produtos Elis.
Foto-Gilson Abreu
Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Noberto Ortigara, o prêmio valoriza a produção de leite paranaense e é uma forma de estimular, orientar e qualificar os queijos.
A importância do leite no estado é enorme, uma vez que o Paraná é o segundo maior produtor do Brasil. Com 4,5 bilhões de litros de leite, são mais de 100 mil produtores espalhados em 399 cidades paranaenses.