A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) abriu as inscrições para a 3ª edição do Festival 3i. O evento será realizado de 15 a 25 de março e terá programação 100% virtual, gratuita e multiplataforma.

Os participantes poderão interagir, compartilhar desafios e trocar experiências com grandes nomes do jornalismo brasileiro e internacional, além de ter contato com tudo que há de mais atual no ramo do empreendedorismo na comunicação: novos modelos de negócios, narrativas e práticas.

A nova edição está organizada em mesas, painéis e diálogos que serão transmitidos pelo canal do Youtube e Facebook do Festival 3i. São cerca de 40 horas de programação. O público também poderá conversar diretamente com convidados em salas exclusivas para inscritos. O evento vai se desdobrar ainda em conteúdos multimídia extras que serão lançados ao longo das duas semanas.

Dividida em cinco trilhas temáticas – democracia, empreendedorismo, diversidade, meio ambiente e distribuição – o Festival reunirá jornalistas, pesquisadores, estudantes e empreendedores do Brasil e da América Latina para discutir novos caminhos e oportunidades no jornalismo. Todos receberão certificado de participação.

A 3ª edição do Festival 3i é patrocinada por Google News Initiative e Meta Journalism Project. E as trilhas temáticas têm apoio de Climate and Land Use Alliance (CLUA), Fundação Tide Setubal e Luminate.

Festival 3i
Festival 3i.

Programação

Profissionais como Jon Lee Anderson, (New Yorker), Rosental Calmon Alves (Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, Cátedra UNESCO em Comunicação), Eliane Brum, Alison Bethel McKenzie (Report for America), Kátia Brasil (Amazônia Real), Maristela Crispim (Eco Nordeste), Janine Warner e Mijal Iastrebner (SembraMedia), Ale Higareda (Malvestida.com), Felipe Estefan e Nishant Lalwani (Luminate) estarão presentes.

A Ajor tem um compromisso com a construção do futuro do jornalismo, por isso está investindo na cobertura colaborativa do evento, realizada por estudantes de comunicação de universidades de diferentes partes do país. O programa #FocaNo3i vai oferecer formação aos alunos, que serão acompanhados por professores da área e jornalistas.

O Grupo 100fronteiras não poderia ficar de fora. Nosso Publisher Denys Grellmann irá participar no painel de empreendedorismo (Criando, estruturando e reinventando organizações), no dia 23 de março.

Inscrições

Para se inscrever no Festival 3i 2022 basta se cadastrar no site do evento. Os inscritos vão receber por e-mail todos os links para acompanhar a programação. Você também pode ficar por dentro de tudo que acontece no Festival pelas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn

Sobre o festival

O 3i é o primeiro festival no continente focado em questões essenciais para aquelas e aqueles que querem empreender, inovar e liderar iniciativas digitais de jornalismo. O evento é organizado pela Ajor, Associação de Jornalismo Digital do Brasil, que representa mais de 70 organizações de mídia no país. Foi a partir da primeira edição do evento, em 2017, que a Ajor foi idealizada e fundada em junho de 2021.

Para esta edição, a programação foi construída e pensada por um Grupo de Trabalho formado por 21 organizações associadas à Ajor de todas as regiões do país e pela secretaria executiva da Associação, com apoio do Conselho Deliberativo e Executivo da entidade. Compõem o grupo de Anfitriãs: Aos FatosMaré de NotíciasAgência MuralProjeto #ColaboraRevista AzMinaMarco Zero ConteúdoGênero e Número((o))ecoNós, Mulheres da PeriferiaNexo Jornal, Ponte JornalismoNotícia PretaAgência Eco NordesteAgência Envolverde,ÉnoisPerifaConnectionAgência Amazônia Real Matinal JornalismoNúcleo JornalismoRegra dos terçosRevista Imprensa.

Impacto

Cerca de 1.300 profissionais, estudantes e interessados na área participaram das cinco edições do Festival – duas nacionais e três regionais. Em cinco anos de história, transmissões ao vivo pelo Youtube e pelo Facebook do evento geraram mais de 165 mil visualizações e a cobertura de dezenas de reportagens.

Comentários

Deixe a sua opinião