O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, marcou presença nesta segunda-feira (20) na programação do Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação e na abertura do 26º Congresso Paranaense de Rádio e TV, ambos realizados em Foz do Iguaçu. Durante os eventos, o governador ressaltou a importância da atuação livre da imprensa e defendeu uma relação positiva entre o poder público e os veículos de comunicação.

O 3º Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação, que ocorre até hoje 21, concentra-se em temas relevantes, como transparência na gestão dos recursos públicos, comunicação digital e combate às fake news. Representantes de 22 estados e do Distrito Federal participam do evento, que conta com palestrantes renomados ligados à comunicação pública.

Ratinho Junior enfatizou o compromisso do governo estadual com a valorização dos veículos de comunicação de todos os portes, destacando a importância do contato direto por meio da Secretaria da Comunicação. Ele ressaltou o avanço significativo na valorização da imprensa local, sublinhando a relevância desses veículos para a população ao abordarem a realidade das cidades.

Comunicação e Desenvolvimento Econômico

O governador também vinculou a comunicação à performance econômica do estado, indicando que, no primeiro semestre de 2023, o Paraná registrou o terceiro maior crescimento proporcional na receita de negócios relacionados ao turismo, com um aumento de 12,9%. Esse resultado impulsionou o setor de serviços como um todo, com um aumento de 11,9% no mesmo período, o segundo maior índice do Brasil.

Ratinho Junior ressaltou a promoção do turismo em diversas regiões do estado, visando não apenas Foz do Iguaçu, mas também a Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e o Litoral. Ele salientou que o estímulo ao turismo nessas áreas gera mais empregos, impulsionando setores como o hoteleiro, restaurantes e comércio.

Inovação e Credibilidade

O 26º Congresso Paranaense de Rádio e TV, em sua 26ª edição, abordou temas como estratégias de liderança, oportunidades de negócio, tecnologias e tendências. O evento, que marca o primeiro grande encontro do setor após a pandemia, conta com uma programação de três dias, incluindo palestras, workshops e a Feira Nacional de Equipamentos.

O presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), Caique Agustini, destacou a importância do evento para reafirmar o setor como fonte de inovação e informação confiável. Ele enfatizou a necessidade de aprimorar a radiodifusão, acompanhando as mudanças de consumo e mantendo a credibilidade reconhecida pela população.

Autoridades

Além do governador, a abertura do Congresso contou com a presença dos secretários estaduais da Comunicação, Cleber Mata, e do Planejamento, Guto Silva. Também estiveram presentes o deputado federal Beto Richa, o deputado estadual Alexandre Curi, o presidente brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, e o presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR), Cezar Telles.

Banner Duty Free
Espaço Publicitário.