Foz do Iguaçu se prepara para receber cerca de 600 eventos até o final do ano. A programação representa um aumento de 19,68% em comparação com o mesmo período no ano passado, mostrando um progresso significativo na recuperação pós-pandêmica.
O Fórum dos Presidentes de Cooperativas, marcado para iniciar na próxima quinta-feira (15), é apenas um dos muitos eventos previstos para Foz do Iguaçu até o final do ano. A Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos informou que, nos primeiros cinco meses de 2023, foram emitidos 178 alvarás para a realização de diversos eventos, como fóruns, congressos, festivais de música e culinária, competições esportivas e muito mais.
Com a crescente projeção de eventos, Foz do Iguaçu destaca-se como o terceiro maior receptor de eventos internacionais no Brasil, logo atrás de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Com a inclusão em uma série de ações da Embratur voltadas ao segmento MICE (meetings, incentive, conferences and exhibitions), Foz do Iguaçu está destinada a se tornar um protagonista nesse setor em ascensão.
O aumento no número ressalta a aceleração na retomada dos eventos no período pós pandemia, afirma o secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana. “Também reflete a melhora na capacidade de atendimento em Foz do Iguaçu, tanto da infraestrutura quanto da recepção das atividades”, completou.
Além de movimentar a cidade, os eventos representam papel fundamental na cultura, no turismo e na economia local. São geradores e distribuidores de renda, atraem turistas e incentivam a produção cultural. Foz do Iguaçu é o terceiro maior receptor de eventos internacionais no Brasil, atrás apenas das cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, de acordo com o ranking ICCA (International Congress and Convention Association).
A rede hoteleira, além de dispor de salas de convenções para até cinco mil pessoas, é formada por aproximadamente 27 mil leitos de hospedagem.
Relacionado
E precisamos mais, o município deve investir em infraestrutura, como melhoria nas ruas, iluminação pública, ciclovias, segurança, sinalização de ruas, enfim, vamos melhorar que o turista vem.