Após dois anos de ausência em decorrência da pandemia, está de volta a Curitiba um evento que já virou tradição no mês de novembro: o Festival de Felicidade, que chega à sua quinta edição em 2022 no Parque Barigui. 

Criado em 2016 com a missão de promover o bem-estar, atividades culturais, as artes e a paz, o evento, paralelo ao Congresso Internacional de Felicidade, será realizado nos dias 5 e 6 com todas as atrações gratuitas.

Nas quatro primeiras edições, mais de 23 mil pessoas passaram pelo Festival, que oferece ao público diversas opções artísticas, de bem-estar e autoconhecimento e gastronômicas.

São atrações ininterruptas da manhã à noite, revezando no palco com arte, música, mantras, meditação, dança circular, yoga, teatro e muito mais; além de uma feira gastronômica e a V Feira Holística com livros, produtos e serviços, onde haverá também sessões de autógrafos com autores palestrantes do Congresso Internacional da Felicidade – como a Monja Coen.

Festival de Felicidade em Curitiba
Festival de Felicidade em Curitiba. Foto: Divulgação.

Entre os destaques musicais estão as bandas instrumentais a Maha Banda e o grupo Sons Nikkei: o primeiro traz mantras indianos milenares em arranjos ocidentais, numa verdadeira viagem do oriente ao ocidente; o segundo, um trio curitibano formado pelos músicos João Egashira (violão), Lilian Nakahodo (piano) e Saemi Murakami (taiko, shakuhachi e fue), propõe uma fusão musical Brasil–Japão.

Este ano o palco terá também apresentações de coral indígena e de crianças de projetos sociais, como Dorcas, Associação Irmão Sol & Irmão Lua e Projeto Adote Uma Estrela. 

O Espaço Yoga tem curadoria de Claudia Rambir Vega e oferecerá gratuitamente diversas modalidades, com aulas acessíveis para todos os níveis de praticantes e condução de professores experientes nas suas técnicas: Kundalini Yoga, Hatha Yoga, Yoga Dance, Yoga do Riso entre outras.

O Spa Zen Terapias Integrativas terá atividades que propõem a ampliação da consciência e a mudança de hábitos para uma vida mais saudável e sustentável.

Para crianças e pais, o Espaço Brincando em Família proporcionará atividades gratuitas que prometem muito conhecimento, diversão e conexão, como apresentações culturais, arte com mandala, dança circular com bebês e oficinas sobre comunicação não-violenta. A programação do espaço foi criada pela ABIS Educação Transformadora, uma edutech social criada para capacitar e incentivar crianças e professores como protagonistas de inovações sociais.

Festival de Felicidade em Curitiba
Festival de Felicidade em Curitiba. Foto: Divulgação.

E, para ninguém ficar com fome, o espaço gastronômico terá diversas opções de alimentação durante todo sábado e o domingo, com comida oriental, asiática e opções vegetarianas. Toda a área do Festival, incluindo a praça de alimentação, é coberta e com amplos espaços com mesas e cadeiras.

Este ano, o Festival terá novidades em parceria com a Prefeitura de Curitiba: no sábado, serão realizadas uma “caminhada” no Parque Barigui, às 10h (concentração no estacionamento do Parque Barigui, na área do antigo Parque Alvorada), e uma “cãominhada”, às 14h (concentração é na Avenida Burle Marx, próximo ao Centro de Eventos Positivo). Também em parceria com a Prefeitura, no estacionamento do parque haverá feira de adoção e microchipagem de animais, atividades para as famílias com brincadeiras infantis e dinâmicas sobre aproveitamento de alimentos.

O Festival de Felicidade também contará com a V Feira Holística, que oferece ao público livros, produtos e serviços que visam uma vida mais saudável e o autoconhecimento.

“A feira sempre é um grande sucesso junto ao público, pois oferece num mesmo lugar diversas opções de literatura adulta e infantil sobre bem-estar, paz e autoconhecimento; produtos para aromaterapia e massoterapia; vestuário; objetos decorativos e ligados à religiosidade e à cultura da paz e da felicidade”, conta o criador do evento, Gustavo Arns.

Ainda na feira haverá lançamentos de diversas obras e sessões de autógrafos com autores participantes do Congresso de Felicidade, realizado simultaneamente no Centro de convenções (apenas para inscritos).

Comentários

Deixe a sua opinião