Anúncio Publicitário.

No ano de 2011, Foz do Iguaçu ganhou mais um motivo de orgulho: a conquista da Copa do Brasil do time feminino de futebol do Foz Cataratas! Na época, o futebol feminino era pouco falado sobre, muitas vezes desmerecido, então poucas pessoas têm conhecimento dessa grande vitória. Com isso em mente, e mais o apreço pelo esporte de Foz, o jornalista Bruno Zanette escreveu o livro “O Ano em que o Foz Cataratas Conquistou o Brasil”.

O livro relembra a conquista de 2011 pelo time feminino de futebol do Foz Cataratas, projeto de esporte coletivo criado aqui na cidade, e conta com entrevistas com as jogadoras da época, entusiastas do esporte, jornalistas, torcedores e muito mais. 

Para Bruno, um dos motivos pelo qual resolveu mostrar a história da conquista do time feminino de futebol em formato de livro foi que, em 2021, a conquista faz 10 anos de aniversário. Além disso, contou também para a 100fronteiras sobre como a ideia de livro surgiu. 

“Primeiramente, a ideia foi de fazer um podcast, com um material mais reduzido do que o do livro, mas percebi que merecia algo mais trabalhado e detalhado. Por isso decidi em livro, que você pode tocar, folhear as páginas” disse o jornalista. “Além disso, são 72 páginas coloridas, com fotografias das jogadoras em ação.”

Bruno Zanette

O livro todo conta com um material bem bacana para quem já tinha interesse pelo esporte ou pelo time feminino de futebol do Foz Cataratas, e também para quem não conhece ainda umas das maiores conquistas da seleção.

Vídeo de Bruno Zanette explicando um pouco sobre o livro e o projeto no Catarse

Um dos momentos que mais marcaram o autor em todo o processo de criar o livro está presente logo no começo. “Eu gostei muito do início do livro, quando começo relembrando a final da Copa do Brasil de 2010 para contextualizar o início do projeto da equipe”, contou. “A história da grande final de 2011 também me marcou, pois a zagueira e capitã do time Marina esteve suspensa da decisão e ela ainda assim teve um papel importante e fundamental de apoio às companheiras. Ali deu para perceber o quanto aquela equipe era unida”.

Em seu todo, o processo de escrever foi um dos mais prazerosos para o jornalista, fazendo jus a sua profissão. A escrita aconteceu entre setembro do ano passado até fevereiro de 2021, e com as entrevistas e relatos colhidos, o livro mostra um lado mais humano das jogadoras.

Acima de tudo, Bruno Zanette nos disse que espera que todos que leiam o livro apreciem e relembrem com carinho a conquista do time feminino do Foz Cataratas, que deve ser levada como orgulho do esporte na cidade. “Em relação a 2011, hoje em dia o futebol femino esta bem mais valorizado. Antigamente não tinha transmissões ao vivo e tudo mais, era bem mais difícil acompanhar. Então espero que o leitor possa saber mais sobre, que tenha orgulho do esporte de Foz”, disse.

Foz do Iguaçu também é conhecida como a Terra do Futsal, porém é importante destacar também o futebol feminino do Foz Cataratas, que logo no seu início se tornou vitorioso com suas conquistas.

Foto: Christian Rizzi

Se você se interessou em saber mais sobre essa enorme conquista das jogadoras do Foz Cataratas, apoie o autor! Bruno Zanette criou um projeto de financiamento do livro “O ano em que o Foz Cataratas conquistou o Brasil” no catarse. Ajudando com 10 reais ou mais, você tem direito a recompensas como o livro em pdf, seu nome nos agradecimentos, livro autografado, canecas e muito mais! 

Para ajudar no projeto de financiamento coletivo, que vai até o dia 21 de junho, clique aqui.

O autor também não pretende parar apenas com esse único livro. Já está em andamento um documentário sobre o rádio esportivo de Foz do Iguaçu, e também já está pensando em outros livros ainda sobre o esporte da cidade, que foi uma das áreas que mais trabalhou com

Espaço Publicitário