A receita pensada para a sexta-feira Santa, foi um delicioso peixe Surubim dourado na manteiga ao Molho de Açafrão da Terra com Legumes Salteados.  Quem preparou foi André Magon, chef Executivo do Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort.

Magon tem mais de 20 anos de experiência em restaurantes e hotéis cinco estrelas mundo afora, o chef estudou gastronomia no Culinary Institute of America, nos Estados Unidos.

Por lá, trabalhou em restaurantes como The French Laundry, Eric Ripert, Daniel Boulud e Nobu Matsushisa. Visionário, já chegou no Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort trazendo muitas novidades com novos cardápios, jantares temáticos e novas tendências para área de eventos.

André está em Foz do Iguaçu há 4 meses. O Chef conta que valoriza pratos que unem famílias e os deixam nostálgicos. Ele também afirma que gosta do contato com o público.

Então já sabe, para experimentar esse e mais pratos do Chef pessoalmente é só dar uma passadinha no Bourbon Cataratas.

Chef André Magon preparando o prato.

Surubim dourado na Manteiga ao Molho de Açafrão da Terra com Legumes Salteados  

Ingredientes: 

  • 20g de abobrinha
  • 20g de cenoura
  • 20g de xuxu
  • 20g de cebola 
  • 1g de gengibre
  • 30g de manteiga
  • 30 ml de vinho branco
  • 3g de açafrão da terra 
  • 1 colher de creme de leite 
  • 1 pedaço de abóbora cabotiá 
  • 200g de peixe Surubim ou qualquer peixe de sua preferência, desde que seja branco e firme, dá para fazer até com salmão 
  • 10 ml de azeite

Modo de preparo: 

1º etapa, o peixe

Em uma frigideira, esquente o azeite. Enquanto isso, salgue seu peixe. Logo após o azeite estiver quente, frite o peixe, assim que ele se soltar sozinho da panela vire-o, até dourar todos os lados. Se você achar que está muito quente ou que irá queimar, tire a frigideira um pouco do fogo, mas não baixe a temperatura. 

Obs: Peixe com pele, fritar a pele primeiro. 

Assim que dourar todos os lados, jogue a manteiga e repita os movimentos para que passe manteiga em todos os lados do peixe. 

Reserve o peixe. 

2º etapa, molho

Para o molho, pode usar a mesma frigideira onde você fritou seu peixe, apenas tire um pouco do óleo que ficou na panela. Jogue o vinho branco, é a vez do açafrão entrar em cena, mexa-o e deixe evaporar. Fora do fogo, coloque um toque de creme de leite e mexa até dar constância. 

Tire o molho da frigideira e reserve. 

Pegue o peixe que você reservou e leve-o ao forno por 8 min a 180º.

3º etapa, os legumes

Corte os legumes em tiras. Coloque azeite na panela e deixe aquecer. Jogue a cenoura, em seguida a cebola, a abobrinha e o xuxu. Salgue-o e com os legumes ainda parados, coloque o gengibre e só aí, mexa. 

Está técnica irá queimar os açúcares dos legumes, na gastronomia chama-se Maillard. 

Após tudo pronto, hora de decorar o prato. 

4º etapa, decorar o prato

Bata no liquidificador e esquente o seu molho, pois já deve ter esfriado. No prato, coloque seu pedaço de abóbora cabotiá assada no forno a 180 C, faça uma “cama” de legumes ao lado da abóbora para seu peixe, coloque-o em cima da cama de legumes e espalhe o molho por cima. 

No prato, espalhe a redução de aceto balsâmico, uma pitada de sumagre, da gastronomia árabe. Em cima do peixe, pode decorar colocando uma batata roxa e uma ponta de Olivia. 

Chef André Magon com o prato preparado por ele nas mãos.
André Magon, Chef Executivo do Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort

Veja TAMBÉM:

Comentários

Deixe a sua opinião