As tulipas são plantas florais do gênero Tulipa, família das Liliaceae, parente dos lírios, alhos, agapantos, aspargos e uma enorme variedade de plantas muito bonitas que nascem de bulbos.

As tulipas geram uma única flor solitária, de 6 pétalas, no alto do caule ereto. Há diversas espécies de tulipas cultivadas e híbridas, por isso a grande variedade de cores que estas flores podem apresentar.

Tulipas gostam de clima com inverno frio, isso já sabemos. Especialmente as tulipas híbridas, que são as flores de corte que a gente mais conhece, vão precisar de um outono úmido e frio e de um inverno mais frio ainda.

Quer saber ainda mais? Confira a matéria na íntegra

Foto: Pexels

Qual a história da tulipa?

Você sabia que o nome da flor tulipa veio de um “engano” durante uma conversa entre um viajante holandês e um fazendeiro da Turquia?

Exatamente, por mais cômico que seja, reza a lenda que um holandês estava viajando pela Turquia quando viu as tulipas crescendo no mato. Encantando pelas flores de tulipa, o viajante perguntou para um fazendeiro turco qual era o nome daquilo. 

No entanto, o fazendeiro se confundiu achando que o homem apontava para o seu acessório de cabeça, invés das flores e respondeu “tulipand” que significa turbante.

O viajante descobriu mais tarde que a flor se chamava laâle, mas o nome tulipa já tinha feito sucesso entre as pessoas. Ainda assim, há outra versões da história que diz os homens do Império Otomano carregavam tulipas em seus turbantes e por isso a flor foi nomeada dessa forma.

Foto: Pexels

O que foi a Febre das Tulipas?

Foi um período por volta de 1637, na ocasião, o botânico Carolus Clusius voltava de uma viagem à Constantinopla (hoje Istambul, na Turquia) carregando alguns bulbos para plantar no seu jardim.

A flor, que até então era novidade no país, despertou o interesse entre os moradores por sua beleza e raridade. Tal fascínio fez com que vizinhos de Clusius invadissem o seu jardim para roubá-las e vendê-las. Pouco depois, a flor passou a ser comercializada como símbolo de status.

A obsessão pela tulipa e a inevitável alta na procura foi tamanha que alguns holandeses chegaram a oferecer terras e imóveis em troca de alguns bulbos. Em um único mês, o valor de venda chegou a aumentar em mais de 20 vezes.

A história causou grande agitação e até hoje é tida como referência no mercado financeiro. Entre os estudiosos, ganhou diversos nomes, os mais populares:

  • Bolha das tulipas;
  • Crise das tulipas;
  • Febre das tulipas;
  • Mania das tulipas;
  • Tulipomania.

Hoje as tulipas são um símbolo nacional da Holanda. Todo mundo que vai visitar o país durante a primavera tem que conferir os campos em Keukenhof.

Foto: Pexels

Qual o simbolismo da tulipa?

A tulipa é uma flor clássica do amor, embora fosse considerada mais um símbolo de caridade pelos vitorianos.

O povo turco que originalmente criou a flor a considerava um símbolo do paraíso na terra, tornando-a parte de muitos poemas e peças de arte religiosas e seculares.

Enquanto o império otomano plantava os bulbos para lembrá-los do céu e da vida eterna, os holandeses que popularizaram a flor a consideravam um lembrete de como a vida pode ser breve.

A ligação ao amor e à paixão desenvolveu-se principalmente nos séculos 20 e 21, mas isso não diminui a força do simbolismo por trás desta flor.

Algumas cores também têm significados específicos. O vermelho brilhante é a cor da paixão e do amor perfeito. Não envie um buquê dessas flores para um membro da família ou você estará enviando a mensagem errada!

Amarelo é a cor do amor não correspondido ou rejeitado. Enviar uma tulipa amarela para alguém significa que você a ama, mas sabe que ela não corresponde aos seus sentimentos. Por outro lado, as tulipas amarelas, assim como as vermelhas, fazem parte das queridinhas para decorar.

Foto: Pexels

Quem quer uma planta exuberante deve investir na tulipa negra. Isso porque ela representa elegância e sofisticação. Bela e refinada, é uma ótima aposta para completar a decoração interna de todos os cômodos de casa, do quarto à sala de jantar.

O roxo está ligado à realeza, mas também à abundância e prosperidade, e o rosa é afeto e amor menos intensos, e também oferece uma escolha mais adequada para amigos e familiares.

Lembre-se que quase ninguém conhece esses significados. Se você quer dar uma tulipa e escolher baseado nas cores preferidas da pessoa, ela irá adorar.

Foto: Pexels

Como plantar tulipas no Brasil?

As tulipas são flores lindas e muito comuns em regiões frias como a Holanda. Apesar disto, também pode ser cultivadas no Brasil com alguns cuidados e técnicas avançadas.

Para estimular os bulbos de tulipa a rebrotarem, você precisará fazer o seguinte:

Bulbos na geladeira

Quando comprar, ou ganhar, um vaso de tulipas, espere as flores secarem, corte flores e folhagens, retire os bulbos da terra, limpe-os com uma escovinha, embrulhe em um saco de papel (para ficarem escurinhos), e em um saco plástico (para não umedecerem) e coloque-os por 3 meses, na parte de baixo da geladeira (o outono). Depois, plante-os em um vaso e deixe o mesmo na geladeira (temperatura entre 3 e 7ºC) por mais 3 meses – esse procedimento estimulará os bulbos a rebrotarem e florirem.

Este procedimento deverá ser repetido em cada ciclo, se você quiser que suas tulipas floresçam uma vez mais.

Sol e Sul

Tulipas gostam de sol direto, não são flores de sombra ou meia sombra, porém não suportam as altas temperaturas do meio-dia. Então, você precisará deixá-las ao pleno sol no começo da manhã e no final da tarde, para que apanhe a quantidade de luz necessária, e retirá-las do sol nas horas maios quentes.

No jardim, oriente as tulipas para o sul e tenha uma proteção permanente para o sol do meio-dia – dentro de casa ou na varanda, coloque os vasos de tulipas olhando para o sul e protegidos do sol forte por beirais e paredes.

Gelo no vaso

Para diminuir o impacto do nosso calor climático nas suas tulipas, uma alternativa é você usar gelo – sim, pedras de gelo sobre a terra do vaso de tulipas, no começo da manhã e no começo da noite.

Os vasos deverão ter, no mínimo, 15 cm de largura e 25 cm de altura, preenchidos com terra orgânica, húmus de minhoca e lascas de pinus (que ajudarão a manter uma estrutura boa, umidade maior e maior ventilação interna). Em um vaso deste tamanho você poderá ter, no máximo, 5 bulbos. Não se esqueça de preparar uma boa camada de drenagem no fundo dos vasos.

Adubação

Adube suas tulipas, assim que os botões florais brotarem nas hastes, com farinha de osso e cinza de madeira (1 colherada grande por vaso).

Regas

Você deverá trocar, a cada dois dias, a água dos vasos de tulipa (cortadas) e manter os vasos de cultivo sempre úmidos porém nunca encharcados (a técnica de afundar o dedo na terra é uma boa medida – a terra do vaso deverá estar úmida, manchando o dedo, a 1 cm de profundidade).

Foto: Pexels

Veja também: você sabe o que é planta de meia-sombra?