Nós comemoramos datas especiais, mas nem sempre paramos para pensar como elas começaram. Com a aproximação do Dia das Mães, que ocorrerá no próximo domingo, 14 de maio, bateu a curiosidade e eu vou compartilhar com vocês.

A origem do Dia das Mães tem raízes antigas e não é uma celebração exclusivamente moderna. Existem registros de festivais dedicados à maternidade que datam da Grécia e Roma antigas.

Na Grécia antiga, os gregos realizavam um festival de primavera em homenagem a Rhea, a mãe dos deuses. No início da história romana, um festival chamado Hilaria era realizado no final de março e durava três dias em homenagem à deusa mãe Cibele.

No entanto, a origem Dia das Mães como o conhecemos hoje se originou nos Estados Unidos no início do século XX.

Foto: Pexels

Anna Jarvis é frequentemente creditada como a fundadora do Dia das Mães moderno. Após a morte de sua própria mãe em 1905, Jarvis quis criar um dia para homenagear o papel das mães na sociedade. Sua ideia foi inspirada em parte pelo trabalho de sua própria mãe, Ann Reeves Jarvis, que havia fundado clubes de Mães do Dia do Trabalho para abordar questões de saúde pública.

Anna Jarvis organizou a primeira celebração oficial do Dia das Mães em 1908 em uma igreja metodista em Grafton, West Virginia, e em uma loja da Macy’s em Nova York. Ela então começou uma campanha para tornar o Dia das Mães um feriado reconhecido nos Estados Unidos. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson sancionou oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional a ser celebrado no segundo domingo de maio.

Foto: Pexels

O conceito do Dia das Mães se espalhou globalmente ao longo do século XX. Em muitos países, o Dia das Mães é celebrado em datas diferentes e de maneiras diferentes, mas a essência de homenagear e celebrar as mães permanece a mesma.

Muitos países adotaram o mesmo dia que os Estados Unidos, como Brasil, Austrália, Canadá, Alemanha, China e Índia. Entretanto, alguns outros países têm suas próprias datas.

No Reino Unido, o Dia das Mães é conhecido como “Mothering Sunday” e é celebrado no quarto domingo da Quaresma. Originalmente um dia para visitar a “igreja mãe”, hoje é mais comumente uma ocasião para homenagear as mães com flores e presentes.

A Etiópia celebra o Dia das Mães como parte de um festival de três dias chamado Antrosht, que ocorre no outono. As famílias se reúnem para cantar e fazer uma grande festa, com as filhas trazendo vegetais e queijo e os filhos trazendo carne.

No México, o Dia das Mães é comemorado em 10 de maio, independentemente do dia da semana em que cai. As celebrações muitas vezes incluem música serenata para as mães nas primeiras horas da manhã.

Veja também: para cada tipo de mãe, o presente ideal