Colégio Sesi Internacional - display portal

O Guia de Artistas de Foz é um projeto independente realizado por artistas locais, que conta com uma exposição virtual que já expôs mais de 60 artistas no Instagram, e realiza, anualmente, o Guia Mostra, de maneira presencial.

Atualmente, além da exposição virtual, elas também estão publicando uma série de conteúdos chamada Arte em Foz, que mostra diferentes técnicas de artes visuais a partir da experiência de artistas locais.

O que é o Guia Mostra?

O Guia Mostra é um circuito de arte local e independente, que já contou com a 1° edição em 2020.

A 1° edição foi organizada pela Ana Clara e pela Victória Velazquez. Nesse circuito, que ocorreu entre novembro e dezembro de 2020, oito artistas montaram mostras individuais em quatro estabelecimentos diferentes no centro da cidade. 

guia mostra foz
Créditos: João Nobre. Local: Noves Bike Café.

Esse foi o primeiro evento presencial do guia, e mobilizou não só artistas, mas também pessoas interessadas em ver arte e cafeterias, o que proporcionou uma circulação incrível apesar de restrita, por conta da pandemia, em estabelecimentos locais, incentivando a economia da cidade.

guia mostra foz
Créditos: João Nobre. Local: Noves Bike Café.

Quando vai acontecer a 2° edição?

A 2ª edição do Guia Mostra está marcada para acontecer entre 1 e 27 de novembro e vai contar com a exposição de 6 artistas. São eles:

  • Laura Zanon
  • Laura Artemis
  • Akhan
  • Rynnard
  • Victoria Velazques
  • Rosie Ames

O evento acontecerá em 3 cafeterias de Foz, sendo estas:

  •  Pop Art Café
  • Bad Ass Café
  • Cantinho do Café Foz. 

Serão 2 exposições quinzenais em cada espaço, montadas pelos artistas.

Para organizar, é necessário comprar alguns materiais, ajudar os artistas a transportar a exposição, fazer impressões e até conseguirem estar no evento. Por isso, o Guia está fazendo a pré-venda de alguns itens do evento: posters (A3 20 reais) e adesivos (5 reais) O pagamento é adiantado e a retirada será no dia do evento.

Capa 2° edição

Eles também oferecem um financiamento coletivo aberto para quem quiser ajudar os artistas, e você pode acessar clicando aqui.

Sou artista e quero participar, o que faço?

Durante o texto, falamos sobre a divulgação de trabalhos artísticos, e se você que está lendo é artista, deve ter ficado com vontade de participar, né?

Para que os artistas de Foz possam participar e compartilhar suas produções com o Guia, elas criaram um formulário pensado especialmente nisso! Basta acessar este link.

No formulário, que é bem simples de responder, é pedido algumas informações como nome artístico e biografia, e no final, pedimos também para que a/o artista se cadastre no Mapa da Cultura de Foz, que é um mapeamento oficial da prefeitura de Foz. Com isso, aumenta-se a visibilidade da/o artista e também promove-se uma articulação com a gestão da área da cultura da cidade.

Comentários

Deixe a sua opinião