O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Vocês já se pegaram assistindo um filme ou novela e pensando: “Poxa, essa paisagem me parece familiar”? Pois é, as nossas deslumbrantes Cataratas do Iguaçu têm sido o pano de fundo de várias produções cinematográficas e televisivas. Hoje, vamos destacar algumas delas.
Primeiro, vamos voltar no tempo até 1979, quando James Bond, o agente 007, chegou às nossas Cataratas. Embora boa parte da trama de “Moonraker – 007 Contra o Foguete da Morte” (1979) se passe na Amazônia e no Rio de Janeiro, muitas cenas de ação desse filme foram rodadas no Parque Nacional do Iguaçu, Rio Iguaçu e Cataratas do Iguaçu.
O filme, estrelado por Roger Moore, apresenta uma cena de perseguição eletrizante pelo rio Iguaçu. E, no meio de uma missão para encontrar um avião desaparecido carregado com um foguete espacial, Bond dá um pulo nas Cataratas do Iguaçu.
Pulando para 2008, temos o famoso arqueólogo Indiana Jones buscando a Caveira de Cristal em plena Guerra Fria.
Em “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, as cataratas desempenham um papel de destaque, ajudando a moldar a atmosfera de aventura e mistério do filme.
Não, Harrison Ford não esteve nas Cataratas do Iguaçu, mas os magníficos efeitos especiais, que são marca registrada em produções cujo diretor é Steven Spielberg, o colocaram não só às margens das quedas, mas também dentro delas, juntamente com outros atores que despencaram nas quedas dentro de um carro anfíbio da época da guerra fria.
As cenas para “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” (2008), trama que se passa em 1957 em meio à floresta amazônica, foram gravadas de 6 a 10 de agosto de 2007, por uma produtora do Rio de Janeiro.
As tomadas foram feitas nas trilhas e do alto do Parque Nacional do Iguaçu com uso de equipamentos de última geração e um helicóptero. Os efeitos visuais utilizados por Spielberg foram tão bons, que muitos iguaçuenses não reconheceram as Cataratas ao assistir o filme na “telona”.
Ainda nessa onda de ação, quem se lembra do filme “As Tartarugas Ninjas Fora das Sombras”, de 2016? Adivinha onde as tartarugas fizeram uma aparição dramática? Isso mesmo, surgindo das águas das nossas cataratas!
Infelizmente, os personagens anfíbios e muito menos April O’Neal, vivida, por Megan Fox, não estiveram na Terra das Cataratas. As cenas foram captadas por parte da equipe técnica do filme, em parceria com uma co-produtora brasileira, que utilizou inclusive profissionais iguaçuenses durante as filmagens.
Para aqueles que não costumam ficar até o fim dos créditos nos filmes, pode ter sido fácil perder a aparição das Cataratas do Iguaçu em “Capitão América – Guerra Civil” (2016). De fato, essa paisagem deslumbrante não é destacada durante a trama principal do filme.
A presença das cataratas só é revelada em uma cena pós-créditos, um detalhe sutil que só os espectadores mais atentos conseguiram notar. Isso porque a cena exibida nos créditos finais, não faz referência direta ao local.
Nesta cena, vemos o Capitão América e o Pantera Negra em profunda conversa, admirando uma vista majestosa repleta de névoa e cascatas. Este cenário deslumbrante foi escolhido para representar Wakanda, o país fictício governado por T’Challa. A escolha não só serviu como uma bela locação para o filme, mas também atuou como um teaser para a próxima produção do universo Marvel, “Pantera Negra”.
As Cataratas do Iguaçu voltam aos cinemas com o filme Pantera Negra (2018), superprodução da Marvel Studios.
Segundo o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Ivan Baptiston, a escolha das Cataratas do Iguaçu como parte do filme se deu por conta da imponência das suas 275 quedas d’água, que expressam a natureza preservada do reino de Wakanda. “Recebemos a visita da equipe de produção de Pantera Negra porque as Cataratas possuem uma das maiores expressões cênicas da natureza. Os parques foram criados para proteger a memória de feições das nações e da natureza selvagem”, explica.
Além dos filmes, nossas cataratas também marcaram presença nas novelas. Em 2017, a novela “Pega Pega” estreou com um episódio gravado aqui. O primeiro capítulo foi bem romântico, com os atores principais compartilhando um momento especial com as quedas ao fundo. E não para por aí, até cenas de perseguição à noite no Parque Nacional foram gravadas.
E por fim, ainda na onda das novelas, “Os Mutantes – Caminhos do Coração”, da TV Record, também contou com o cenáriodeslumbrante das Cataratas do Iguaçu. A novela, repleta de cenas de ação e perseguição, trouxe uma grande equipe para Foz do Iguaçu e registrou cenas intensas nas passarelas e trilhas das catarata
Esperamos que mais produções escolham nosso cenário encantador para continuar marcando presença no cinema e na televisão mundial. Afinal, é um prazer ver a nossa Foz do Iguaçu ganhando os holofotes. Quem sabe qual será a próxima produção a explorar nossas maravilhas naturais? Estamos ansiosos para descobrir! Até a próxima, pessoal!
Vocês esqueceram do filme mais emblemático e mais premiado de todos já gravados nas Cataratas do Iguaçu. O filme A MISSÃO com Robert de Niro ganhou um Oscar de Melhor Fotografia em 1987.
Vocês esqueceram do filme mais emblemático e mais premiado de todos já gravados nas Cataratas do Iguaçu. O filme A MISSÃO com Robert de Niro ganhou um Oscar de Melhor Fotografia em 1987.