A compositora e pianista Eloá Gonçalves se apresenta nesta sexta (16) ao lado dos músicos Gabriel Rezende (contrabaixo) e Lucas Casacio (bateria) – ambos professores do curso de Música da UNILA – contando também com participação especial da cantora Carol Ramalho. A apresentação será no Teatro Barracão, com entrada gratuita.

No dia 17 (sábado) Eloá vai ministrar uma oficina de música, às 11 horas, na sala 203 do Jardim Universitário, com programação aberta a toda a comunidade. Eloá Gonçalves é mestre em Jazz Piano pela Universität für Musik und darstellende Kunst Graz (Áustria), bacharel e mestre em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua discografia (entre colaborações de projetos ou como bandleader) inclui 15 álbuns e 4 DVDs.

Atualmente, ela está trabalhando em seu segundo álbum a ser lançado em 2023 pela gravadora austríaca Alessa Records. O álbum será gravado com seu trio e contará com participações especiais da violoncelista e cantora francesa Mathilde Vendramin e o trompetista alemão Jakob Helling. Seu último lançamento liderando seu trio – Eloá Gonçalves Trio vem aparecendo em algumas das revistas de jazz mais aclamadas da Europa e Estados Unidos.

Como pianista, já se apresentou e gravou com artistas tanto da música instrumental quanto da cena pop. Seu lado compositora é marcado por peças que foram tocadas no Brasil e no exterior: “Salão de Beleza” (2007, colaboração com Arrigo Barnabé); final do Latin American Music Center Recording Competition (Estados Unidos); Concertos Afro-Brasileiros e outros.

Em 2016 foi finalista do Prêmio Instrumental Mimo com o Trio Matiz. Foi selecionada para participar de eventos internacionais como Hudson Jazz Workshop – 2012 (New York) e Keep an Eye Summer Jazz Workshop 2017 (Amsterdã) e Conservatorium van Amsterdam em parceria com a Manhattan School of Music.

Em 2020, Eloá Gonçalves Trio foi selecionado dentre artistas da Europa Central como um dos finalistas do Central European Jazz Showcase, na República Tcheca. Na Europa, tem se apresentado na Áustria, Croácia, Eslovênia, Polônia e Alemanha, em festivais de jazz e clubes de jazz.

Comentários

Deixe a sua opinião