Todos os gêneros musicais merecem grande reconhecimento, mas para os apreciadores de música com sentimento, o Jazz é um dos estilos que não pode ficar de fora. Com uma vasta diversidade de subdivisões, essa manifestação artística está profundamente entrelaçada com a cultura popular, com os movimentos sociais e com a história.

Incorporando gêneros como o blues e o swing, o Jazz aparece na transição entre o século XIX e o século XX nos Estados Unidos. É conhecido pela intensidade no uso de instrumentos como o saxofone, o piano, o teclado, o trompete, o trombone, a guitarra e outros. Além disso, fica o destaque para a combinação de vozes poderosas ao instrumental, quando incorporadas na música.

A 100fronteiras preparou uma pequena lista de filmes que retratam o Jazz para você conhecer mais sobre esse estilo musical!

La La Land

O filme estrelado por Ryan Gosling e Emma Stone, de 2016, foi um sucesso aos olhos da crítica e do público. O enredo segue a história de amor entre Mia, uma aspirante a atriz, e Sebastian, um pianista de Jazz. Com muitos altos e baixos, o musical representa bem as emoções dos personagens através da música e do cenário. La La Land recebeu 14 indicações ao Oscar e levou 6 estatuetas. Foi também indicado em sete categorias do Globo de Ouro, onde venceu todas.

Soul

A animação conta a história de Joe Gardner, um professor de música que tinha o sonho de ser um grande músico do Jazz. Ao receber sua grande chance, um acidente leva sua alma para outra realidade – um centro no qual as almas se desenvolvem. Por lá, em uma trajetória com outras almas, Joe precisa reaprender o significado da vida e das paixões que a movem. O enredo e a trilha sonora encantam todos que assistem.

Whiplash: Em Busca da Perfeição

O filme foca sua história em Andrew um estudante que sonha em ser o melhor baterista de Jazz de sua geração. Sua vida muda quando chama a atenção do impiedoso mestre do Jazz, Terence Fletcher. A relação dos dois com a música ultrapassa os limites e transforma um sonho em uma obsessão por atingir a perfeição, colocando em risco a saúde física e mental do jovem músico.

What Happened, Miss Simone?

Esse documentário conta a história de um grande ícone do Jazz, Nina Simone. Conheça mais sobre a vida da cantora, pianista e ativista através de gravações inéditas, imagens raras e entrevistas exclusivas.

O Grande Gatsby

Baseado no livro clássico da literatura norte-americana de F. Scott Fitzgerald, o filme conta a história do milionário Jay Gatsby e seu fascinante estilo de vida. Historicamente, se passa na Era de Ouro do Jazz. Assim, o longa captura a essência da sonoridade do gênero e retrata o estilo de vida da época.

Comentários

1 Comentário

Deixe a sua opinião