Anúncio Publicitário.

Especial dia das Crianças: brincadeiras que estimulam crianças autistas

O autismo, ou o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), é uma condição identificado principalmente na infância, causando déficit do desenvolvimento comunicacional e, consequentemente, dificuldades de socialização.

As crianças com TEA costumam ter uma maneira particular de se comunicar e socializar com outras crianças. Por isso, separamos uma lista com brincadeiras que estimulam o desenvolvimento das crianças autistas. Quer entender melhor sobre o universo autista? E ainda se divertindo? Então, confira a lista de brincadeiras e tenha um lindo Dia das Crianças, com muita alegria e brincadeiras.

1 Jogo da memória

O jogo da memória é uma maneira de estimular o raciocínio lógico das crianças com autismo. Uma maneira de fazer a criança se interessar é construir um jogo personalizado, com o interesse da criança.

É recomendável estimular a criança autista com ilustrações ao invés de frases ou palavras, já que a comunicação visual chama mais atenção.

Brincadeiras crianças autistas
Ideia de jogo da memória. Imagem: Pixabay.

2 Pintar e desenhar

É uma atividade simples, mas que tem um grande potencial para estímulo nas crianças autistas, a partir dessa brincadeira, elas podem:

  • Reconhecer as cores;
  • Criar novas tonalidades;
  • Estimular a criatividade;
  • Incitar a observação;
  • Aproximar a criança do mediador;
  • Gerar empatia.

Também usando tinta, corda, massinha, giz de cera e papel as crianças podem criar diversos desenhos, nas mais variadas cores.

Brincadeiras para crianças autistas
Foto: Pixabay.

3 Atividades sensoriais

As atividades sensoriais estimulam o tato e assim o desenvolvimento sensitivo dos pequenos com transtorno do espectro autista.

Uma opção pode ser montar uma caixa com vários objetos dentro, por exemplo, um controle remoto e um ursinho de pelúcia. Depois, peça para que a criança tente adivinhar qual é o objeto dentro da caixa.

Brincadeiras que estimulam crianças autistas
Imagem: pixabay.

Em Foz do Iguaçu, a Clínica Somare está há quatro anos trabalhando com uma equipe multidisciplinar focada no desenvolvimento das crianças com TEA. Para conhecer esse trabalho entre em contato por meio dos telefones (45) 3028-2965 e (45) 99817-9089 (Whats).

Espaço Publicitário