A história de Roberto Bolãnos, mais conhecido como Chaves, é repleta de momentos incríveis. Um deles foi a sua única visita ao Brasil, e o local escolhido não poderia ser melhor: Foz do Iguaçu. O detalhe curioso sobre este evento, ocorrido em 1981, foi relatado pelo próprio Bolãnos em seu livro autobiográfico.
Chaves é, sem dúvida, um dos personagens mais adorados da televisão brasileira. O programa mexicano, que exibiu por 36 anos no SBT, cativou o público com a vida na Vila, protagonizada por Chaves, Chiquinha, Kiko, Seu Madruga, Dona Florinda, entre outros.
Apesar do enorme sucesso conquistado em toda a América Latina, que levou os intérpretes do programa a participar de vários programas de TV e shows em todos os países da região, Roberto Gómez Bolãnos nunca visitou oficialmente o Brasil.
Embora tenha sido convidado pelo SBT e concedido entrevistas ao canal, Bolãnos nunca pisou em um estúdio de TV no Brasil, seja por receio inicial de perder público por falar espanhol, ou mais tarde por incompatibilidades de agenda.
Contudo, a verdade é que Bolãnos, em 1981, passou pelo Brasil de uma forma não oficial. O querido “Chaves” esteve em Foz do Iguaçu, onde teve a oportunidade de conhecer as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu Binacional, maravilhas que Bolãnos destacou em sua autobiografia.
Bolãnos estava no Paraguai realizando uma série de apresentações e, ao passar por Ciudad del Este, foi orientado a procurar hotéis no Brasil. Foi então que ele atravessou a fronteira e pisou pela primeira e única vez em território brasileiro.
Em seu livro, “Sem Querer Querendo: A autobiografia de Roberto Gómez Bolãnos“, ele descreveu as cataratas como “as maiores do mundo (em largura) e talvez as mais bonitas”. A Usina de Itaipu, que ainda estava em construção, também deixou uma impressão marcante. Bolãnos destacou a barragem como “um espetáculo, só que não da natureza, mas do homem”.
De maneira contagiante, Bolãnos compartilha suas lembranças desses lugares magníficos, lembrando-nos de que, além de ser um talentoso ator e escritor, ele era, acima de tudo, um amante da natureza e das grandes obras humanas.
A visita de Roberto Bolãnos a Foz do Iguaçu é uma linda recordação que os brasileiros têm deste grande artista. Porém, o maior presente que Bolãnos nos deixou foi o Chaves, personagem que, por mais de três décadas, tem encantado e continuará a encantar gerações com suas aventuras na Vila.
Relacionado