Estão abertos os editais do Sebrae Paraná para seleção de bolsistas que atuarão no projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). O valor das bolsas varia de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil. São seis modalidades: Ecossistema de Inovação; Identificação Geográfica; Educação Empreendedora; Produtividade; Rural; e Transformação de Digital.

Para candidatar-se, é preciso ter formação universitária com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e experiência comprovada de, no mínimo, seis meses, em atividades relacionadas a pequenos negócios e/ou gestão de empresas e/ou tecnologia e inovação. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de julho, neste link.

No Paraná, serão selecionados 170 agentes locais de inovação – desses, 154 serão distribuídos nas Regionais do Sebrae: Curitiba – 11; Centro (Ponta Grossa) – 13 vagas; Leste (RMC, Litoral e Vale do Ribeira) – 19; Norte (Londrina) – 49; Noroeste (Maringá) – 21; Oeste (Cascavel) – 18; e Sul (Pato Branco) – 23. Também estão previstas 16 vagas para orientadores, que trabalharão, de forma remota, com os agentes locais de inovação. 

Sebrae
Imagem: Divulgação.

Heverson Feliciano, coordenador estadual da rede de agentes locais de inovação do Sebrae Paraná, explica que as contratações fazem parte de estratégia para criar uma rede com 6 mil agentes até 2023, em todo Brasil. Com os 170 ALI, o Paraná alcançará 404 agentes. Há editais específicos para cada modalidade e a duração dos contratos varia de 15 a 23 meses.

“Os agentes locais de inovação atuarão em duas frentes: trabalhar pela melhoria do ambiente de negócios para as pequenas empresas; e fomentar e desenvolver quem empreende com micro e pequenas empresas”, detalha Heverson.

As inscrições são gratuitas e o processo seletivo é semelhante ao de concursos públicos. Os candidatos terão que apresentar documentação, passar por análise de currículo, prova objetiva e banca. 

“É uma grande oportunidade para atuar com a inovação, temática atual e essencial para o presente e futuro. Além de ajudar a desenvolver os pequenos negócios do Paraná, ser um ALI pode abrir portas para novas carreiras”, observa Heverson Feliciano.

A seleção de bolsistas faz parte do Projeto de Agentes Locais de Inovação, no âmbito da Política de Inovação do Sistema Sebrae, que tem como objeto a promoção da inovação para o desenvolvimento sustentável do país, por meio da utilização do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI). Estão previstos editais em outros estados.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”.

Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.



Comentários

Deixe a sua opinião