A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, anuncia a realização da etapa final brasileira da ICT Competition 2022 nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, em São Paulo.

A competição é uma iniciativa da empresa e visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de TIC. No Brasil, conta com o apoio do Ministério da Educação. “Este ano tivemos 97 instituições inscritas, um crescimento de 130% em relação à última edição”, disse Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei. “Com esses números, a etapa brasileira foi a líder em inscrições globalmente, ultrapassando a China”, revelou.

As 13 instituições finalistas, (confira a lista completa abaixo), reunirão professores e estudantes que participarão de três dias intensos de atividades, que incluirão provas escritas, palestras, visitas ao Centro de Distribuição 5G da Huawei (localizado em Sorocaba), além de muita confraternização, troca de experiências e de conhecimentos.

“A ICT Competition foi criada em 2015 para oferecer aos estudantes de tecnologia e engenharia oportunidades de participarem de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como cloud computing, redes e inteligência artificial”, descreveu o executivo.

Para a diretora da Agência de Inovação da Universidade do Estado do Mato Grosso, Jussara de Araújo, as capacitações oferecidas pela Huawei, por meio da plataforma ICT Academy, são ótimas ferramentas de formação. “Os programas de certificação e de atualização profissional oferecidos de forma gratuita aos alunos das instituições parceiras são ótimas oportunidades. Destaco também as iniciativas hands on, que permitem a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos e os treinamentos em soft skills a partir de competições gamificadas. Trata-se de uma riqueza de experiências que preparam o aluno de graduação para o mercado de trabalho de forma holística”, avaliou.

Segundo dados recentes, o Brasil pode enfrentar um apagão de mão de obra na área de Tecnologia da Informação, fundamental para o desenvolvimento do país como nação digital e conectada. “Com a ICT Competition, a Huawei busca estimular o desenvolvimento de novos talentos, essenciais para a geração de novos negócios e de empregos melhores e mais qualificados com a chegada do 5G”, disse Montenegro.

O Instituto Federal do Tocantins também é um dos finalistas da ICT Competition. “Os conhecimentos sobre cloud computing, redes e inteligência artificial têm feito a diferença para os nossos alunos participantes das turmas da ICT Academy. A parceria com a Huawei é, com certeza, um estímulo para todos nós, professores e alunos, e uma oportunidade para o nosso estado”, avaliou o professor Claudio de Castro Monteiro.

Os vencedores da final brasileira da ICT Competition se classificam automaticamente para a etapa latino-americana, que deve acontecer no início do ano que vem em um país do Mercosul a ser definido.

Final mundial

“As equipes brasileiras disputam de igual para igual com as de outros países do continente e têm muitas chances de ganhar”, disse Montenegro. “Os vencedores se classificam para a final América Latina, e quem passar segue para a fase global, disputando com equipes dos cinco continentes”. E qual é o segredo para chegar lá? “Estudar bastante e ter foco”, aconselhou o executivo.

ICT Competition 2023

Para participar da Huawei ICT Academy e da ICT Competition, instituições de ensino, faculdades e universidades, com cursos de graduação nas áreas de tecnologia, engenharia e TIC, devem visitar o site do MECPlace, do Ministério da Educação. “Por meio da parceria firmada com o Ministério, integramos o ICT Academy com a plataforma MECPlace, onde é possível fazer a adesão rápida e fácil ao programa”, explicou Montenegro.

Finalistas da Etapa Nacional

Esse ano, a ICT Competition reuniu 111.515 estudantes em todo o mundo. Confira a seguir as instituições brasileiras finalistas da etapa nacional:
 

  • FATEC Registro
  • Instituto Federal do Ceará
  • Instituto Federal da Paraíba
  • Instituto Federal do Paraná
  • Instituto Federal de São Paulo
  • Instituto Federal do Tocantins
  • SENAI
  • Universidade Estadual do Ceará
  • Universidade Federal do Ceará
  • Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Universidade Federal da Paraíba
  • Universidade Federal do Tocantins
     

Serviço:

Nome: Huawei ICT Competition Final Nacional

Data: 27 a 29 de dezembro

Local: São Paulo

Comentários

Deixe a sua opinião