O 100fronteiras.com é um portal dedicado ao jornalismo local na Tríplice Fronteira. Com mais de 18 anos de experiência, promovemos conexão e informação relevante para a comunidade das regiões do Argentina, Brasil e Paraguai.
Nesta terça-feira (06) será realizado uma palestra sobre o projeto “empresa amiga da pessoa autista”. A palestra será realizada às 17h30 na sede do IHGT – Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu.
O projeto é da Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas, que é a maior organização em âmbito nacional em relação a causa do Autismo, a palestra consiste em tratar sobre o direito da pessoa autista, e abranger sobre os benefícios de a empresa estar aderindo e se precavendo acerca do tema que está em ênfase.
Pensemos um pouco: como as pessoas com autismo e seus familiares são recebidos e tratados no mundo corporativo e nas instituições, sejam elas públicas ou privadas? Como é o atendimento a eles, as oportunidades de emprego, o acesso aos serviços e o exercício de sua cidadania no nosso dia a dia?
Muitas vezes, ações de preconceito e discriminação no ambiente de trabalho surgem por falta de conhecimento e de treinamento adequado. É fundamental, portanto, que as empresas comecem a investir de verdade na responsabilidade social.
Embora existam garantias legais, ouvimos diariamente histórias de pessoas com autismo e seus familiares que tiveram sua dignidade violada e seus direitos, enquanto cidadãos e pessoas com deficiência, desrespeitados.
O selo “Empresa Amiga dos Autistas” tem como objetivo reconhecer e destacar as empresas que buscam incluir pessoas com Transtorno do Espectro Autista em seu quadro de funcionários.
O Projeto Empresa Amiga da Pessoa Autista já capacitou centenas de empresas e milhares de colaboradores por todo o Brasil que receberam o Selo da ONDA. Ele já foi aplicado na Ilha do Mel, bem como em shoppings centers, hotéis, restaurantes de todo o Brasil, e agora vamos trazê-lo para Foz do Iguaçu.
Vamos falar sobre os direitos da pessoa autistas e porquê esse projeto é benéfico para Foz do Iguaçu. Nós queremos transformar nossa cidade em no segundo município do Paraná referência na inclusão das pessoas autistas.
Aline Milanez, Mãe de autista e advogada especialista em direito das pcdS