O Colégio Sesi Internacional Trilíngue, localizado dentro do Parque Tecnológico Itaipu, foi reconhecido, na segunda semana de outubro, pela Microsoft como Showcase School.

Agora, o colégio passa a integrar, pela primeira vez, um seleto grupo de 325 escolas ao redor do mundo, sendo apenas 10 destas brasileiras, que compartilham experiências e ideias a partir do uso da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo dentro do ambiente escolar.

As escolas escolhidas pelo programa fazem parte de um grupo exclusivo, envolvido na transformação digital, que tem como objetivo melhorar o ensino e a aprendizagem ao redor do mundo.

Integrantes do SESI Foz do Iguaçu, com camisetas recebidas pela Microsoft

Isso acontece a partir da criação de experiências que inspiram o aprendizado para a vida e estimulam o desenvolvimento de habilidades cada vez mais importantes para o sucesso profissional.

Assim, a equipe pedagógica e os alunos estão mais conectados, realizando um trabalho colaborativo de forma ágil e dinâmica, expandido as fronteiras da comunicação e do conhecimento.

“O uso de tecnologias com finalidades didáticas vêm sendo cada vez mais disseminado nas escolas, pela maior eficiência na otimização da educação, maior auxílio e engajamento entre os alunos. Fazer parte de uma instituição referência no uso dessas tecnologias educacionais, têm sido uma experiência fantástica para mim, tanto no meu desenvolvimento pessoal quanto profissional. Com a utilização de plataformas desenvolvidas pela Microsoft, é possível realizar soluções de problemas atuais, criações de projetos, aprender tudo sobre uma determinada área do conhecimento e várias outra opções, de forma dinâmica e simples. Estudar no colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu me fez descobrir que o aprendizado não precisa ser algo monótono, como estamos acostumados, e sim algo atrativo e incentivador a proatividade do aluno.” diz Alan Fox, estudante do 3º ano do Ensino Médio.

Para se tornar uma Showcase School, o Colégio Sesi Internacional Trilíngue em Foz do Iguaçu personalizou o processo de aprendizagem a partir do uso de tecnologias atuais como o Office 365 para Educação, Office Mix, OneNote, Skype, Minecraft e outras, tornando o ensino cada vez mais inovador e possibilitando aos alunos aprenderem de forma mais efetiva, desenvolvendo habilidades que vêm sendo reconhecidas nos países mais desenvolvidos do mundo e compartilhando as melhores práticas do uso da tecnologia Microsoft durante o processo de aprendizagem.

Capacitação de professores com a Microsoft

“Há pouco assumi a coordenação do Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu, instalado dentro do Parque Tecnológico Itaipu, que com a garra e dedicação dos professores e antigo coordenador Reinaldo, acaba de ser reconhecido pela Microsoft.

Julia Santana Ribeiro Ajeje
Coordenadora do Colégio Sesi: Julia Ribeiro.

“Esse reconhecimento defere as experiências e ideias a partir do uso da tecnologia, da inovação e do empreendedorismo dentro do ambiente escolar inovador com a metodologia de oficinas de aprendizagens, equipe e protagonismo que o mundo pede dos jovens de hoje em dia.” diz Júlia

Julia Santana Ribeiro Ajeje

Além do uso das plataformas da Microsoft, o Colégio Sesi da Indústria aposta em uma metodologia inovadora, que integra várias disciplinas em Oficinas de Aprendizagem formadas por pequenas equipes de alunos de diferentes turmas do ensino médio e que possibilitaram ao Colégio Sesi da Indústria torna-se a primeira instituição brasileira reconhecida com o prêmio Hermès de l’innovation 2011, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, na França.

“O caminho para chegar ao Showcase School foi de muito aprendizado e muita transformação pessoal e profissional para toda equipe. A educação tem esse poder, de quebrar barreiras com o objetivo contribuir com a formação e desenvolvimento do aluno.” diz Reinaldo, antigo coordenador do programa.

“A oportunidade de fazer parte da comunidade Microsoft Educator, potencializou o processo educativo pela troca com outros educadores, cursos e formação com as ferramentas da Microsoft, fez total e significativa diferença para toda a comunidade escolar seguir firme na educação principalmente nesse período de pandemia.” diz Reinaldo.

Matrículas

As unidades do Colégio Sesi da Indústria em todo o Paraná estão com matrículas abertas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, para o ano letivo de 2022, de acordo com a oferta de ensino de cada unidade.

Comentários

Deixe a sua opinião