O Grupo Bertoni tem o propósito de oferecer educação de excelência. Para isso, o fomento e patrocínio de eventos voltados ao conhecimento estão entre as iniciativas para contribuir para o ensino de alta performance e o gosto permanente pelo estudo.

Assim, este ano o Bertoni tornou-se patrocinador oficial do evento Fronteiras do Pensamento, um ciclo de palestras internacionais que tem como objetivo questionar, colecionar respostas e explorar ideias. Há mais de 15 anos, uma minuciosa curadoria traz para o Brasil conferencistas essenciais para o debate sobre nosso tempo, nosso mundo, nossa sociedade.

São mais de 300 conferências internacionais realizadas, resultando em mais de 500 horas de conteúdo exclusivo e gratuito, com pontos de vista de reconhecidos filósofos, artistas, cientistas, atores sociais e líderes políticos. O Fronteiras coloca os participantes frente a frente com pensadores essenciais para entender o nosso tempo.

O evento começou no início de agosto, segue até o final do ano e está sendo realizado em São Paulo e Porto Alegre. “O Bertoni é o parceiro educacional no Sul do país, assim como o Bandeirantes é o colégio parceiro em São Paulo”, explica Amaury Pontieri, diretor de Comunicação do grupo.

Com palestrantes de renome nacional e internacional, o Fronteiras do Pensamento é referência em debate sobre o futuro. Entre os palestrantes confirmados está Marcelo Gleiser, primeiro latino-americano contemplado com o Prêmio Templeton, conhecido como “Nobel da Espiritualidade”. O físico teórico brasileiro é pós-doutor pelo King’s College de Londres, pelo Fermilab de Chicago e pela Universidade da Califórnia. Publicou os best-sellers “A harmonia do mundo”, “A dança do universo” e “O fim da Terra e do Céu”.

Marcelo Gleiser
Marcelo Gleise. (Foto: Eli Burakian/Dartmouth College)

Marcelo Gleiser é professor do Dartmouth College (EUA) há mais de 30 anos, já foi premiado e recebeu bolsas de pesquisa da Casa Branca, CNPq, CBL, NASA, National Science Foundation e OTAN. É membro da Sociedade Internacional de Ciência e Religião e da Sociedade Americana de Física. Há três décadas vem divulgando a ciência pela mídia no Brasil e no mundo: atualmente é colunista da National Public Radio (NPR) e conselheiro editorial da National Geographic. Foi colunista do jornal Folha de São Paulo e apresentou os quadros “Poeira das Estrelas” e “Mundos Invisíveis” no programa Fantástico, da Rede Globo.

Ele estará no evento Fronteiras do Pensamento em São Paulo no dia 7 de novembro e em Porto Alegre no dia 9 de novembro e vem especialmente ao Brasil para esse evento.

Bertoni Internacional traz Marcelo Gleiser para Foz com exclusividade

Aproveitando a passagem dele pelo Brasil, Gleiser foi convidado a vir até Foz do Iguaçu e, além de realizar palestra na etapa final da Sapientia – Olimpíada do Futuro, que será realizada novamente na cidade, terá um encontro exclusivo com convidados e parceiros do Bertoni Internacional.

Sapientia - Olimpíada do Futuro

Sapientia é a primeira olimpíada do conhecimento a fomentar a produção de projetos que impactam de forma positiva e efetiva a sociedade civil do país. Ela é promovida pelo Instituto Vertere, entidade jurídica sem fins lucrativos criada em 2016 que tem por objetivo promover e democratizar o acesso às olimpíadas do conhecimento no Brasil e nos demais países com os quais mantém parcerias. Os profissionais envolvidos com o Instituto participaram na criação, desenvolvimento e execução das principais provas olímpicas do Brasil, incluindo Astronomia, Física, Biologia, Informática, Geografia, Economia, Linguística, Neurociências e Medicina.

A final do evento será no dia 5 de novembro e Marcelo Gleiser dará uma palestra voltada aos finalistas da Olimpíada do Futuro e aos estudantes do Bertoni, uma palestra sobre ciência e empreendedorismo para os jovens e também para os estudantes do Bertoni. Antes disso, na sexta-feira 4 de novembro, ele participará de um jantar exclusivo realizado no Hotel das Cataratas com convidados exclusivos do Grupo Bertoni e da Sapientia, além de patrocinadores locais do jantar.

“Entendemos Foz do Iguaçu como um polo de conhecimentos. Nesse contexto, trouxemos o cientista brasileiro mais importante da atualidade para dialogar com nossos estudantes no contexto da principal olimpíada do conhecimento. A Sapientia permite que alunos de Ensino Médio desenvolvam projetos de impacto mundial e ainda tenham acesso a fundos de investimento na área ambiental e social (ESG)”, destaca Fred Ganem, diretor executivo do Grupo Bertoni.

Bertoni: entre os melhores do país

O Bertoni promove o ensino de alto desempenho, focado em resultados. Atualmente, possui as seguintes unidades:

  • Bertoni Internacional – voltado às famílias que desejam criar oportunidades e currículo acadêmico para que suas crianças e jovens possam evoluir em uma carreira internacional. Desde cedo, o currículo internacional Bertoni, que inclui programas Middle School e High School certificados, preparam os alunos para os exames de seleção das principais universidades nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Oriente Médio e China.
  • Bertoni Med – Ensino Médio e Curso Pré-vestibular que preparam os estudantes para as universidades mais concorridas, como as Federais e as que oferecem curso de Medicina;
Alunos do Grupo Bertoni em Foz

O Bertoni vem crescendo consideravelmente na região Sul. Acaba de inaugurar uma unidade em Cascavel (PR) e já foi citado pela revista Veja entre os 50 melhores ensinos do Brasil. Atualmente conta com as seguintes unidades:

  • 3 unidades em Foz do Iguaçu (PR);
  • 2 unidades em Medianeira (PR);
  • 1 unidade em Cascavel (PR);
  • 1 unidade em Ciudad del Este (PY);
  • 1 unidade em Porto Alegre (RS).

Alinhado com o que há de mais avançado em matéria de ensino no Brasil e no mundo, o Bertoni Internacional promove, ainda, experiências inovadoras, trabalhando as bases das áreas de Engenharia, Computação, Negócios e Marketing no contexto da economia digital. Com isso, os estudantes terão a oportunidade de abordar desafios do mundo real, enquanto participam de competições nacionais e internacionais. Tudo isso dentro de um laboratório de fabricação digital inspirado na rede de Fab Lab do MIT.

Alunos de 9º ano e Ensino Médio podem ingressar na Equipe STRIKE de robótica, premiada internacionalmente e nacionalmente. A STRIKE é uma das equipes participantes da FIRST Robotics Competition (FRC) e desde 2017 integra o grande projeto de Inovação que embasa os itinerários formativos do Ensino Fundamental e do Novo Ensino Médio da instituição. Desde então, a equipe já teve mais de 90 integrantes e representou o Brasil em competições em Montreal, Canadá; Houston, EUA; Istambul, Turquia; e Dubai, Emirados Árabes.

Equipe Strike - Bertoni - Foz
Equipe STRIKE.

 

Formada em Jornalismo na UDC e pós-graduada em Relações Internacionais Contemporâneas na Unila, atualmente é jornalista da 100fronteiras e recentemente conquistou pela 100fronteiras o primeiro lugar no 1º Prêmio Faciap de Jornalismo.

Comentários

Deixe a sua opinião