O retorno das aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino aqui de Foz está previsto para acontecer hoje, no dia 3 de maio. Segundo o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, aulas do 1º e 2º ano do ensino fundamental vão voltar.

Em live no Facebook da Prefeitura de Foz do Iguaçu, o prefeito Chico Brasileiro diz que o retorno só vai acontecer para apenas cinco escolas, possibilitando um maior controle por parte da Secretária de Saúde, que vai monitorar tudo. 

Foi anunciado também, pelo prefeito e pela secretária da educação, Maria Justina da Silva, que o retorno das aulas para o ensino médio também aconteceu no dia 26, apenas em instituições privadas, com apenas 30% da sua capacidade.

 “O retorno destas cinco escolas já é uma vitória, mas para podermos voltar com todas, o desafio é muito grande. São 25 mil alunos e mais de 3 mil profissionais da educação. Precisamos agir dentro da realidade, com cautela e prioridade pela saúde, porque ainda estamos em pandemia”, diz o prefeito Chico Brasileiro na live

Quais escolas vão retornar?

As escolas que irão voltar presencialmente hoje, dia 3, são as escolas Jardim Naipi, Princesa Isabel, Papa João Paulo I, Osvaldo Cruz e Josinete Holler, de acordo com a Secretaria de Educação.

A escolha dessas escolas, em específico, foi feita para também existir um acompanhamento do funcionamento do transporte público e privado da região. “Nossa ideia é retornar semanalmente com mais unidades até termos todas em funcionamento, mas tudo vai depender desta primeira análise”, comentou a secretária de educação, Maria Justina da Silva.

É importante lembrar que o retorno é opcional, se os pais desejarem que a criança continue fazendo de casa, é possível.

Continuidade das aulas remotas

As aulas remotas, ou seja, as aulas e todas as atividades educacionais que acontecem de forma online vão ser mantidas para a maioria dos estudantes da rede pública de Foz do Iguaçu. Todos os materiais são entregues quinzenalmente nas unidades escolares e os conteúdos também são disponibilizados em plataforma digital.

Ao todo, Foz tem 17.850 alunos matriculados em 50 escolas e 7.686 crianças matriculadas em 41 CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) então esse continuamento das aulas remotas para a maioria dos estudantes da cidade é muito necessário, levando em conta a situação atual de Covid-19 em Foz do Iguaçu.

Diálogos 100fronteiras

Deixe a sua opinião