O ambiente escolar está em constante transformação e cada vez mais a escola busca proporcionar aos estudantes novidades que agregam ao desenvolvimento. Uma das formas de fazer isso é por meio das aulas extracurriculares – atividades que vão além dos conteúdos obrigatórios da grade escolar e que proporcionam aos alunos uma oportunidade de desenvolverem outras atividades importantes ao conhecimento.
“As aulas extracurriculares só trazem benefícios. Aos alunos com alguma dificuldade de aprendizagem, pontual ou não, essas aulas podem auxiliar como reforço ou até mesmo plantão de dúvidas. Mas, também podem contribuir de maneira significativa aos alunos que querem intensificar uma rotina de estudos para alguma área específica como, por exemplo, quem está se preparando para os processos seletivos, vestibulares e/ou ENEM“, destaca o gestor do Ensino Médio do Colégio Semeador, professor Henrique Pedrotti.
Além de servir como um reforço ou intensificação de estudos, as aulas extracurriculares servem para proporcionar vivências diferentes daquelas que eles experimentam em sala de aula.
“Elas ajudam a ampliar o conhecimento proporcionando um aumento no repertório, sensação de bem-estar e desenvolvem diversas competências, como: cooperação, responsabilidade, respeito, humildade, empatia, autonomia, coragem, confiança, liderança, positividade“, reforça a gestora do Ensino Fundamental do Colégio Semeador, professora Elisângela Schulz.
Como as aulas extracurriculares funcionam na prática?
Há muitas formas de proporcionar um ensino de qualidade aos alunos no contraturno escolar. No Colégio Semeador, desde 2009, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, os alunos têm a chance de participarem das atividades extracurriculares.
Elisângela destaca que os alunos que participam das atividades extracurriculares almoçam no colégio e, após o almoço, podem explorar o ambiente escolar e a conexão com a natureza. Além disso, eles têm uma rotina bem estabelecida com aulas de esporte e cultura que foram organizadas de acordo com a faixa etária. “Na rotina ainda é programado o momento de higiene, atividades pedagógicas e refeições. Os alunos são acompanhados por professores em toda essa organização“.

Henrique complementa que são aproximadamente 10 horas de aulas extracurriculares semanais para alunos do Ensino Médio. “Os professores preparam listas de exercícios e revisões e ficam disponíveis durante esses momentos para que os alunos possam tirar suas dúvidas ou reforçar os conteúdos da semana. O aluno pode escolher em qual aula deseja participar de acordo com sua necessidade“.
Entre as principais atividades destacam-se:
- Aulas de esportes (Capoeira, Natação, Futsal, Dança);
- Aulas de Yoga;
- Teatro;
- Maker;
- Inglês, na qual desenvolvem atividades e projetos em parceria com Cambridge, uma organização que atende as fases de desenvolvimento das crianças, tanto no esporte, cultura e raciocínio lógico e a aquisição de uma segunda língua.
Importância das aulas extracurriculares
Vale destacar que, desde o início, o Colégio Semeador oferta essas atividades aos alunos. Atualmente existem dois modelos de atividades extracurriculares no Ensino Médio:

1) Como uma disciplina optativa dentro do “Novo Ensino Médio”, em que o aluno decide participar dos Grupos de Estudos com a orientação de professores (1ª e 2ª série do EM);
2) Como uma assistência em forma de plantão de dúvidas e revisões para os principais vestibulares da cidade e região (Terceirão).

Nas duas opções a ferramenta central são listas de exercícios e atividades do próprio material didático para todas as áreas do conhecimento (Linguagens, Humanas, Matemática e Natureza). Além de aulas preparatórias também para olimpíadas do conhecimento.
Henrique reforça que o ensino individualizado, por meio das aulas extracurriculares, têm potencializado a aprendizagem de forma significativa.
“Primeiro porque os alunos criam o hábito de estudar além das aulas regulares. E também porque reforçam as competências e habilidades essenciais da série que estão cursando, melhorando a qualidade das atividades avaliativas em sala de aula e oportunizando a ampliação de conhecimentos através do foco aos vestibulares“.
Por meio deste método, os alunos ampliam seu tempo de estudo e permanência na escola, utilizando-se do tempo para aprender cada vez mais e se tornarem cidadãos conscientes e capacitados.
“Os alunos que realizam as atividades extracurriculares desenvolvem maior autonomia e responsabilidade. A convivência em grupos e os estímulos que recebem durante o dia, contribuem para o aumento da confiança, motivação e consequentemente a participação dos estudantes em sala de aula“, finaliza Elisângela.
