Dezembro de 2021 foi um bom mês para as diferentes atividades do comércio e serviços de Foz do Iguaçu, o faturamento aumentou mais de 7,5%.

De acordo com a Prefeitura, este impacto positivo se deu pelas atrações artísticas, culturais e esportivas do Natal de Águas e Luzes. O fluxo de caixa das empresas subiu mais de R$ 82,2 milhões, no comparativo do mesmo período de 2020.

Essas afirmações têm como base o acompanhamento do Observatório Econômico Municipal, das atividades do comércio e serviços nos meses de dezembro dos últimos três anos. O estudo foi conduzido pelo economista consultor José Borges Bomfim Filho, da Divisão de Estudos, Programas e Projetos (DVEPP) da Diretoria de Captação de Investimentos, Projetos Estratégicos e Inovação (DICI).

Mas não apenas Foz do Iguaçu teve um impacto positivo. De acordo com o índice da Fipe em parceria com a Alelo, as vendas nos restaurantes, bares, lanchonetes e padarias do Paraná registraram avanço de 12,3% no faturamento em dezembro, em comparação com o mesmo mês de 2020.

Os dados, que avaliam o desempenho dentro do cenário da pandemia e consideram a inflação no período (ou seja, são calculados em termos reais), mostram, também, alta no valor gasto nos supermercados (7%).

Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) revelam ainda aumento de 22,8% na quantidade de vendas e de 6,6% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês de dezembro.

Em relação aos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de dezembro, em comparação com o mesmo período de 2020, indicam que o segmento encerrou o período com aumento de 16,2% na quantidade de vendas e 16,4% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação.

Em termos regionais, adotando como parâmetro a variação do valor gasto em restaurantes entre dezembro de 2019 e dezembro de 2021, é possível evidenciar um maior impacto na região Centro-Oeste (-27,3%). Entre as demais, a queda foi de: Nordeste (-26,7%), Sul (-25,4%), Sudeste (-24,8%) e Norte (-22,4%).

Sobre a Fipe

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. Entre seus objetivos está o apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Possui, hoje, destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.

Sobre a Alelo

Com mais de 18 anos de história, a Alelo é especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos – tudo isso dentro dos segmentos de alimentação, cultura, transporte e saúde.

Comentários

Deixe a sua opinião