Com baixa produtividade de mel em Santa Helena e demais municípios da região até final de janeiro, o setor teve perdas.

No entanto, a partir de fevereiro houve mudanças e a produção melhorou. O período é curto, tendo em vista a entrada do clima frio e a falta de florada, além da necessidade de cuidados com os enxames para que cheguem ao inverno em boas condições.

Conforme o presidente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária (Coofamel), Antônio Schneider, ainda é possível manter bons preços do mel, principalmente devido à destinação do produto ao mercado interno. As exportações foram afetadas pela variação do Dólar e influências da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Neste momento é importante que o apicultor se atente para a qualidade. Dentre as dicas está o cuidado com a umidade. A colheita deve ser feita em dias de calor. Os produtores também devem cuidar dos apiárias devido a aproximação do período de baixa florada.

Vídeo: Divulgação.

“Deve-se ter atenção para as abelhas entrarem no inverno fortalecidas”, ressalta Schneider.

O presidente observa que o produtor é dono da cooperativa e deve ter a consciência a respeito da necessidade de fortalecimento da entidade, com destinação da produção, acompanhamento e auxílio na administração.

Comentários

Deixe a sua opinião