Agora as pessoas físicas e jurídicas podem conferir se têm algum dinheiro a receber de bancos ou outras instituições do sistema financeiro. Isso porque o Banco Central do Brasil lançou o serviço SVR, Sistema Valores a Receber, como parte da plataforma Registrato. 

A nova função do Banco Central animou tanto os brasileiros que o sistema ficou fora do ar, e teve de suspender as consultas até conseguir restabelecer o funcionamento do site (até a publicação desta matéria segue indisponível).

Consultas valor a receber

O Banco Central estima que tenha R$ 8 bilhões disponíveis para 24 milhões de pessoas e empresas, você conseguiu consultar se tem algum dinheiro esquecido? Veja como fazer para quando o sistema voltar, não perder tempo!

Para consultar o dinheiro esquecido é simples, veja o passo a passo:

A consulta é feita no site do Banco Central a chave de acesso será o CPF ou CNPJ.

  1. Acesse “valores a receber”.

2. Clique em “valores a receber”

3. Role até o final e clique em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”.

4. Clique em “Iniciar consulta” e coloque o número do seu CPF ou CNPJ;

5. Se você tiver dinheiro a receber, aparecerá na tela. Se não tiver, é só encerrar a consulta

Se houver valores a receber, você deve checar em que banco eles estão, através do “Registrato”, lá permite que a população consulte informações financeiras, como dívidas, empréstimos, e entre outros.

É possível também informar os dados do Registrato, em seguida, o banco deve informar o meio de pagamento ou transferência, caso você não tenha cadastro, é preciso fazer o login e senha para acessar a página do Registrato. O cadastro pode ser feito pelo site do Banco Central ou pelo site Gov.br.

Depois da consulta, é hora de resgatar os valores

Após ter feito o login no Registrato, existem duas opções de tela. Caso apareça “solicitar por aqui” significa que o banco aderiu ao termo do Banco Central, no qual o pagamento pode ser feito por PIX em até doze dias.

Também existe a possibilidade de pagar via TED e DOC, obedecento o prazo de doze dias.

Já se aparecer a mensagem “Solicitar via instituição”, significa que o banco não assinou o termo do BC que facilita a transferência.

Então é preciso entrar em contato diretamente com o banco para fazer o resgate do dinheiro. Caso você não tenha mais conta no banco em que está o dinheiro para receber, também deverá contatar o banco.

Comentários

Deixe a sua opinião