Direto do Piçarraiá, seis tipos deliciosos de canjica

A festa que nasceu como elemento de união familiar entre as escolas da cidade, ganhou força e tem recebido visitantes em torno da gastronomia, dança e culturas comuns neste período de junho e julho pelo país. Além de programação gratuita, com shows nacionais como Althair e Alexandre e Rick e Renner, o Piçarraiá mantém firme o propósito de ser um evento feito com e para a comunidade local. Mas ganha notoriedade graças à produção e distribuição gratuita de mais de 2 toneladas de canjica.

O prato é super bem elaborado, saboroso e serve cerca de 5 mil pessoas. E é direto da equipe de cozinha do Piçarraiá que vêm estas receitas de como variar a combinação convencional e dar outra cara (e sabores) à típica iguaria feita a partir do milho branco. Após uma hora de cozimento, com água e cravo-da-índia mais canela em pau, basta acrescentar outros ingredientes para deixar a receita mais líquida ou cremosa. E com os diferentes gostos e texturas. Tudo para se deliciar com este prato tão comum em Santa Catarina e que pode ser apreciado quente ou frio.  Confira as variações:

 

Canjica cremosa

Acrescente um litro de leite, meia xícara de açúcar, canela em pó e cravo. Sirva em porções individuais polvilhada com canela.

 

Com perfume de laranja

O segredo desta receita é colocar pedaços da casca de uma laranja na água do cozimento da canjica. E retirar após uma hora no fogo. Depois basta acrescentar os ingredientes da canjica cremosa.

 

Canjica com doce de leite

Nesta receita, utilize o litro de leite e a canela, mas opte por um pote de doce de leite no lugar no leite condensado. Coloque para cozinhar novamente até levantar fervura e pronto.

 

Leite condensado com coco

Além do litro de leite, coloque uma lata de leite condensado, um vidro pequeno de leite de coco e um pacote de coco ralado. Também acrescente canela em pó e cravo a gosto. Ela fica bastante cremosa.

 

Canjica vegana

Após o cozimento por uma hora, acrescente um litro de leite de coco ou de amendoim. Se optar pelo segundo, torre amendoins, triture e sirva por cima.

 

Canjica funcional

Quem optar por manter a forma e a funcionalidade do corpo, pode utilizar apenas a canjica cozida com biomassa de banana verde, que dá o aspecto cremoso ao prato. Adoce com xilitol.

Informações: Setur (47) 3347 0329turismo.picarras.sc.gov.br

 

Piçarraiá 2019

Local: Ginásio Aurélio Solano de Macedo, Rua 200, s/nº

 

 

 

 

 

Newsletter

Ama a tríplice fronteira tanto quanto nós? Assine a newsletter 100fronteiras e receba conteúdo exclusivo. Seu apoio aprimora nosso trabalho para que possamos ajudar a aprofundar sua conexão com Ciudad del Este, Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú enquanto investimos no futuro do jornalismo local.

Participe da comunidade 100fronteiras

Apoiando o jornalismo local, você valoriza a sua cidade, seu estado e a integração dos três países. Nossa equipe está diariamente trazendo notícias da fronteira, apresentando novos lugares, histórias. Assinando você receberá conteúdos e promoções exclusivas.

Entre em nosso grupo do Whatsapp. Apoie a mídia local!

Nos encontramos lá, até mais!



Deixe a sua opinião