Dicas práticas para uma vida em equilíbrio

415

 

O ano de 2019 já começou, e eu aposto que, no final do ano passado, você fez uma extensa lista de desejos para este ano. E a melhor forma de tornar nossos objetivos reais é estabelecer tarefas práticas, ou seja, abrir mão apenas do desejo, para executar coisas pequenas, mas que possuem grande importância na nossa vida. Então, nós da 100fronteiras montamos uma lista com ações práticas que estamos realizando em nosso dia a dia e esperamos que possa ajudar você também!

#EXERCÍCIOSFÍSICOS

A prática de atividades físicas deve ser vista como um hábito, assim como é escovar os dentes e tomar água. Se você está com sede, não diz: “Se der, eu tomo água”; você toma! Da mesma forma, praticar alguma atividade física deve ser considerado algo importante para você. Então aqui vai a dica: coloque seus tênis de corrida e estabeleça um trajeto de caminhada, saia de casa e percorra esse trajeto a pé. Se estiver disposto, aumente esse percurso. No dia seguinte, faça a mesma coisa e assim por diante. Se você começar hoje, no final do ano estará agradecendo a si mesmo pela iniciativa.

Outra sugestão é começar a praticar ioga, que traz grandes benefícios para o corpo, mente e alma. De acordo com a professora de ioga Rozi Menezes, essa atividade favorece o bem-estar e ajuda a prevenir doenças, se praticada regularmente, resultando em benefícios em médio e longo prazos. “Os principais resultados são o aumento da capacidade pulmonar; reeducação da postura; melhora na flexibilidade, vitalidade e força; tonifica todo o corpo, mantendo-o saudável, além de fornecer equilíbrio físico e mental, gerando um estado positivo que se traduz em maior confiança e autoestima. Por fim, desenvolve o autoconhecimento utilizando as técnicas de descontração neuromuscular, domínio do estresse e acalmando a mente, o que gera a paz interior”.

#ALIMENTAÇÃOSAUDÁVEL

Comer saudavelmente não significa abrir mão de todas as comidas gostosas que você ama, mas sim estabelecer uma rotina de alimentação que consista em consumir alimentos que tenham ação nutricional positiva no seu organismo. Então faça o teste. Hoje quando for almoçar coloque no prato todos os alimentos que você não costuma comer, porque acha que não vai gostar, e coma. Amanhã repita essa ação e veja como o sabor do alimento será mais bem aceito pelo seu organismo. Daqui um mês você estará comendo mais saudavelmente do que pode imaginar. Lembre: a gente é o que come!

#PAZDEESPÍRITO

Até agora falamos do corpo, mas não podemos nos esquecer de cuidar da nossa mente. O nosso interior é o nosso templo sagrado e merece muita atenção. Então a dica aqui é: silencie. Vivemos em um mundo muito agitado, com bombas de informações caindo sobre nós o tempo todo, o que torna difícil silenciar. O professor de ioga e meditação Manomohan Singh (Rodrigo Cupelli) explica que a meditação “é uma maneira das pessoas limparem o lixo acumulado na mente, e isso traz um benefício muito prático que é a capacidade de se relacionar melhor consigo mesmo e tornar a mente mais amigável. Com a prática podemos ter um melhor controle das emoções e focar no que realmente queremos fazer, melhorando a nossa saúde e qualidade de vida”. Então faça o teste. Existem diversos estilos de meditação e, de acordo com o professor, você pode começar aos poucos, com três minutos diários para quem nunca meditou, e ir progredindo dia a dia. “O importante é tentar e fazer da prática da meditação um momento para você se relacionar com você mesmo, com a sua respiração consciente e com a sua mente”.

#FAÇAOBEM

Fazer o bem vai muito além de ser uma pessoa que pensa em coisas boas. Fazer é prática, e prática é ação. Então que tal você escolher um dia deste ano para executar o bem? Há tantas maneiras… vou citar algumas: doar sangue; visitar um doente; doar uma cesta básica a uma família carente ou um brinquedo a uma criança; dar um abraço em alguém que você gosta, mas não tem coragem de fazer. Enfim, eu sei que você está neste momento pensando em várias outras coisas boas que pode fazer. Não precisa ser uma grande ação, apenas precisa ser algo que faça bem a você depois. Vai parecer que você está ajudando os outros, porém na verdade você estará ajudando mais a si mesmo. Doe tempo e amor, pois eles voltarão em dobro para você!

Essas são algumas das ações práticas que estamos executando em nosso dia a dia. E você, o que tem feito neste ano? Envie para nós a sua lista prática do que está fazendo para cuidar da sua mente e corpo. As melhores ações serão publicadas na revista ao longo deste ano. Compartilhe sua qualidade de vida e inspire outras pessoas a fazerem o mesmo!

Nosso e-mail para contato é: leitor@revista100fronteiras.com.



Formada em Jornalismo (UDC) e cursando pós-graduação em Relações Internacionais Contemporâneas (Unila), atualmente é jornalista e editora na Revista 100 Fronteiras.


Deixe um comentário